TCE promove simpósio sobre igarapés e saneamento de Manaus

A partir de uma iniciativa do Ministério Público de Contas (MPC-AM), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) promoverá, nos dias 21 e 22 de agosto, o simpósio “Igarapés de Manaus e Saneamento: Cenários e Perspectivas”, com a participação de especialistas e agentes públicos. No encontro serão debatidas metas e alternativas para dois dos maiores problemas da capital amazonense. O credenciamento será feito no auditório do TCE, às 7h, e o debate acontecerá nos dois dias.

O evento é aberto ao público, conta com apoio da Escola de Contas Públicas (ECP) e é voltado para o diálogo interinstitucional entre os agentes, serviços e órgãos instituídos pelo Estado. Estudantes universitários poderão solicitar a emissão de certificado com oito horas complementares. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. 

Para o coordenador-geral da Escola de Contas, conselheiro Josué Filho, a realização de um debate democrático sobre o déficit de saneamento básico e ambiental é uma importante medida para estimular o compromisso dos órgãos públicos com ações que estabeleçam mecanismos de cooperação para a solução dos problemas da área, afim que todos compartilhem propostas de avanço e soluções de curto, médio e longo prazo.

Segundo o procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, o objetivo do simpósio é estabelecer uma efervescência no conhecimento e extrair ao máximo as potencialidades da administração pública sobre a problemática envolvendo as águas e a qualidade de vida dos amazonenses. 

“Fizemos um levantamento e percebemos que não há uma articulação efetiva entre os órgãos e administrações no Amazonas. A degradação dos igarapés de Manaus é reconhecidamente um dos maiores problemas da capital e tem reflexo na saúde pública, uma vez que não há controle sobre as fossas e esgotos não tratados, inclusive de origem hospitalar e industrial. É necessário alavancar esse debate”, disse o procurador ao ressaltar o incentivo do conselheiro-presidente Ari Moutinho Júnior e da vice-presidente Yara Lins dos Santos para o evento.

Programação

No total, o seminário contará com dez palestras, cada uma com meia hora de duração, além de exposições de especialistas, agentes públicos, acadêmicos e conhecedores da problemática. 

Entre os palestrantes, estarão o presidente da Unidade Gestora de Projetos Especiais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (UGPE/Prosamim), o professor Marcellus Campelo, e o secretário da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), professor-doutor Paulo Faria.

O simpósio contará também com a presença da professora-doutora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Joecila Santos da Silva, que debaterá os impactos e usos na bacia hidrográfica do Tarumã-Açu, e o professor PhD e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Sérgio Bringel, com a palestra “Igarapés de Manaus e Saneamento: Cenários de uma Cidade sem Saneamento Básico”.

Assessoria de comunicação do TCE-AM

Foto: Chico Batata