Ouvidoria do TCE-AM disponibiliza WhatsApp para denúncias

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) disponibiliza, a partir desta quinta-feira (17/8), um novo canal de comunicação para sociedade com a corte de Contas: o WhatsApp. Por meio do número 92 98855-0214, a população poderá fazer denúncias, reclamações, críticas e, ainda, oferecer sugestões sobre as atividades realizadas pelos órgãos públicos, incluindo o próprio Tribunal.

A nova ferramenta, segundo anunciou na manhã desta quarta-feira (16), o ouvidor do TCE, conselheiro Mario de Mello, funcionará 24 horas e as demandas serão apuradas e virarão processos administrativos.

A Ouvidoria do TCE é o setor responsável pela aproximação da Corte de Contas e a sociedade. As Ouvidorias Públicas foram criadas em 1988, conforme a Constituição Federal, com o intuito de criar um canal de integração e articulação entre a sociedade e o Poder Público.

O serviço permite que o qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato e demais interessados possam se manifestar, exigir explicações, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas, sobre administradores e demais responsáveis por dinheiro público estaduais e municipais.

As interações com a Ouvidoria do TCE podem fomentar ações, como foi o caso das denúncias feitas junto Auditoria Ambiental, em 2015, que levou a suspensão de licença ambiental no Trecho 2 das da avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres), em Manaus.

Denuncie ao MPC-AM

A iniciativa do procurador-geral do MPC, Carlos Alberto Souza de Almeida, tem como objetivo garantir que a população tenha todos os meios disponíveis para entrar em contato com o Ministério Público. O número estará disponível ininterruptamente para envio de denúncias e informações sobre as gestões municipais e estaduais, ou seja, de domingo a domingo, sem horário estabelecido.
Além do Whats App, a população pode entrar em contato com o MPC-AM pelos números 92 – 3301 8243 / 8201, pelos e-mails procuradoriageral@tce.am.gov.br / denucia.mpc@tce.am.gov.br, pelas redes sociais do Ministério Público (Instagram: @mpdecontasam / Facebook: Ministério Público de Contas do Amazonas)  e, ainda, fazer a denúncia pessoalmente, via formulário específico disponibilizado na sede do MPC, em Manaus.

Assessoria de comunicação do TCE-AM.