Procurador-geral de Contas ressalta importância do Ministério Público para o controle externo, no Amazonas

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Carlos Alberto Souza de Almeida, ressaltou, na tarde desta quinta-feira (16/11), a importância do MP de Contas para o controle externo da Administração Pública.

Em palestra ministrada no 1º Simpósio Nacional sobre o Papel da Ouvidoria no Cenário Atual de Crise Política, Institucional e Ética, realizado pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o procurador-geral do MP de Contas salientou as competências do MPC e explanou sobre a atuação do órgão ministerial no Estado, com destaque para os canais de comunicação com a sociedade.

Com ações que visam otimizar a fiscalização dos recursos públicos no Amazonas, o procurador-geral do MPC-AM, Carlos Alberto Souza de Almeida, falou sobre a metodologia utilizada pelo órgão ministerial e colocou os canais de denúncia do MP de Contas do Amazonas à disposição da população.

“Geralmente, grande parte das notícias são referentes aos atos de corrupção. Ela (corrupção) causa desconforto, indignação. Não há vitimas identificadas. O crime de corrupção tem como vítimas todos nós. A iniciativa de combate é o poder público.Precisamos do compartilhamento de informações entre os órgãos para combater à corrupção e isso deve acontecer via telefone e não apenas pela frieza de ofícios e papeis”, disse o procurador-geral do MPC-AM, Carlos Alberto Souza de Almeida.

Procurador-geral recebe da vice-presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins, placa de parabenização pela participação no evento.

O evento

O 1º Simpósio Nacional sobre o Papel da Ouvidoria no Cenário Atual de Crise Política, Institucional e Ética está sendo realizado pela Ouvidoria do TCE-AM, na sede do Tribunal, em Manaus, nos dias 16 e 17 de novembro.

O evento conta com a participação de representantes de Ouvidorias de todo o país, além grandes nomes do cenário jurídico e de órgãos públicos do Estado  e dos municípios.

Entre os palestrantes estão nomes como o do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio; do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell; e o  do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Rodrigues, além do procurador-geral do MP de Contas do Amazonas (MPC-AM), Carlos Alberto Souza de Almeida, do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Ari Moutinho Júnior, do ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, entre outros.

Assessoria de comunicação do MPC-AM.