Nova pesquisa do MPC-AM revela o ‘Ranking de Transparência’ nas prefeituras no Amazonas

A procuradora de Contas Evelyn Freire de Carvalho, titular da Coordenadoria de ‘Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno’ do MPC-AM, divulgou o novo ‘Ranking de Transparência’ nas prefeituras no Amazonas, descrevendo o grau de eficiência dos sites desses órgãos em relação à transparência.

Para Evelyn de Carvalho, essa é uma forma de assistir os administradores públicos para evitar que problemas ocorram em suas gestões.

A pesquisa classificou as prefeituras amazonenses, no total de 62, em níveis de transparência: ‘crítico’, ‘deficiente’, ‘mediano’ e ‘elevado’. Dessas, 34 estão no nível ‘critico’ quanto a transparência em seus sites, destaque para Autazes, Silves, Boca do Acre, Tapauá, Lábrea e Itapiranga. 26 administrações estão no nível ‘deficiente”, com índices entre 25,38% e 48,55%. Apenas Manaus (69,76%) e Tefé (69%) alcançaram níveis maiores no Ranking, classificadas no nível ‘mediano”. No entanto, nenhuma prefeitura alcançou o nível de classificação ‘elevado’, ou seja, maior ou igual a 75% em transparência pública.

Maiores detalhes estão disponíveis no site http://transparencia.mpc.am.gov.br

Texto: Miguel de Oliveira (jornalista)