MP de Contas prestigia solenidade de entrega do Colar de Mérito de Contas

Na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi palco de uma importante solenidade que reuniu autoridades locais e nacionais.  A solenidade foi marcada pela palestra do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Edilson de Sousa Silva. Com o tema “A importância da Transparência e Controle Social na Gestão Pública”, a palestra abordou os desafios e as melhores práticas para garantir uma gestão pública mais transparente e participativa, especialmente nas regiões Norte do Brasil, onde as particularidades locais exigem abordagens específicas.

O evento contou com a presença do Procurador-Geral de Contas, João Barroso de Souza, representando o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), entre outras autoridades. Após a palestra, foi realizada a cerimônia de entrega das Medalhas do Colar do Mérito de Contas, uma das mais altas honrarias concedidas pelo TCE-AM. Esta distinção foi entregue a autoridades públicas amazonenses e nacionais que se destacaram por suas contribuições ao aprimoramento da gestão pública, fomento à transparência nas contas governamentais e promoção da eficiência na utilização dos recursos públicos no estado do Amazonas.

O Colar do Mérito de Contas reconhece indivíduos que, por meio de suas ações, têm promovido a boa governança e a responsabilidade fiscal na região, servindo de exemplo para a administração pública em todo o país. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Corte de Contas, permitindo que um público ainda maior pudesse acompanhar os debates e homenagens.

O evento de hoje reforçou o compromisso do TCE-AM em promover a transparência e o controle social como pilares fundamentais para uma gestão pública eficiente e responsável, especialmente em um contexto de crescentes demandas por maior participação e fiscalização cidadã.

Os agraciados para entrega da medalha do Colar do Mérito de Contas são:

Conselheiro do  TCE-RO e Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) Edinilson de Sousa Silva;
Conselheiro do  TCE-CE Edilberto Carlos Pontes Lima;
Desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo;
Desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, representado por sua filha Annik Jacob Gentil;
Desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro;
Desembargador Délcio Luís Santos;
Desembargadora Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, representada por sua nora Carolina Heinrichs Marinho;
Desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha;
Desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, representada por Guilherme Henrique Benek Vieira;
CEO da Rede Amazonica Phelippe Daou Júnior, representado por sua irmã Claudia Daou Paixão;
Vice-Presidente do Grupo Rede Calderaro de Comunicação, Dissica Calderaro.