Palestrantes & Mediadores
Alisson Carvalho de Alencar
Bacharel em Direito pelo CEUT, é pós-graduado em Direito Público e Direito Privado pela UFPI. Foi Advogado da União nos períodos de 2006-2009. Foi Professor de Direito Administrativo no Curso de Graduação em Direito e Professor de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo, na Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso - FESMP-MT.
Armando César
Procurador da República com atuação no Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República no Amazonas. Membro da Força-Tarefa da Operação Maus Caminhos. Procurador Regional Eleitoral Substituto. Pós-Graduado em Direito pela Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em combate a corrupção e ao crime organizado no Brasil e na Universidade de Roma Tor Vergata.
Bismarck Dias de Azevedo
Procurador do MPC-RR desde 2009.
Carlos Alberto de Almeida
Bacharel em Direito, advogado e professor de cursos de engenharia e direito. Chefe da Casa Civil do município de Manaus, foi membro do Conselho de Administração da Suframa, do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, e é atual Procurador de Contas do Estado do Amazonas. Foi Procurador-geral de Contas por três mandatos.
Cibelly Farias
Cibelly Farias, Procuradora do Ministério Público de Contas em Santa Catarina desde 2006, Procuradora-Geral do MPC/SC para o biênio 2018-2020.
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especializações em Direito Constitucional e Concessões em Serviços Públicos, é Mestre em Administração pela UDESC/ESAG. Sua dissertação tratou do tema transparência pública.
Atuou como tesoureira da Ampcon no período de 2015-2016, Diretora Executiva de 2017-2018 e eleita Vice-Presidente para o biênio 2019-2020.
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especializações em Direito Constitucional e Concessões em Serviços Públicos, é Mestre em Administração pela UDESC/ESAG. Sua dissertação tratou do tema transparência pública.
Atuou como tesoureira da Ampcon no período de 2015-2016, Diretora Executiva de 2017-2018 e eleita Vice-Presidente para o biênio 2019-2020.
Daniel Pinheiro Viegas
Procurador do Estado do Amazonas,
Procurador-Chefe da Procuradoria do Meio Ambiente, mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Procurador-Chefe da Procuradoria do Meio Ambiente, mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas e doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Deíla Barbosa Maia
Possui Bacharel em Medicina e Direito, além de Mestrado em Ciências da Saúde pela UFMA, foi advogada com atuação em Direito Médico de 2001-2015 e exerce atualmente o cargo de Procuradora de Contas do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, desde 2015, além de ter sido Tesoureira da AMPCON no biênio 2019-2020.
Diogo Ringenberg
Procurador do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC), formado em Administração de Empresas pela Universidade Regional de Blumenau e Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Advogado, foi Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e coautor de diversas obras.
Edmilson Barreiros
Graduado em Direito pela UFAM, é especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UFAM e em Direito Eleitoral pela UEA e Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. É Procurador da República no Amazonas, atualmente titular do 8º Ofício. Autor de diversos artigos jurídicos com participação em obra jurídica coletiva.
Elke Andrade Soares de Moura
Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela UFMG e pós-graduada em Controle Externo pela PUC/MG, foi Professora de Cursos de Pós-Graduação em Direito e é Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, nomeada em dezembro de 2011, estando, atualmente, como Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais e Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas - CNPGC.
Érico Xavier Desterro e Silva
Bacharel em Direito pela UFAM (1981-1985), atualmente está mestrando em Direito pela USP desde 2017. Foi Procurador do Ministério Público Junto ao TCE-AM de 1999 a 2005 e hoje, exerce o cargo de Conselheiro do TCE. É professor concursado de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito na UFAM.
Evelyn Freire Carvalho
Procuradora do Ministério Público de Contas do Amazonas, é graduada em Direito pela UFAM e Contabilidade pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), com pós-graduação em Direito Tributário e Legislação de Impostos e Direito Administrativo. Coautora do Guia Prático de Controle Interno na Administração Pública e autora de artigos pela Editora Fórum.
Fábio Monteiro
Promotor de Justiça desde 1996, quando assumiu a Comarca de Parintins. Em 2003 foi promovido para Manaus, para a 12ª Promotoria junto à 6ª Vara Criminal. No mesmo ano tornou-se titular da 14ª Promotoria, com atuação no 1º Tribunal do Júri. Atualmente exerce o cargo de Sub-Procurador Geral de Justiça do Amazonas para assuntos institucionais. Professor universitário desde 2003, leciona processo penal e prática jurídica na Faculdade Martha Falcão - Devry e na Escola Superior de Magistratura do Amazonas.
Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça
Graduada no Curso de Direito pela UFAM, fez Pós-Graduação em Direito Civil pela UFAM e Pós-Graduação em Direito Público pelo Ciesa. Advogada Concursada da UFAM nos anos de 1997 a 1999, atuou no cargo de Procuradora Geral (biênio de 2006-2008) e exerceu o cargo efetivo de Assistente de Atividade do Ministério Público Federal (1995 – 1997).
Gabriel Guy Léger
Formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Foi Procurador da Fazenda Nacional e Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Paraná no biênio 2004/2006. Compôs o Conselho Superior do MPC nos biênios 2014/2015.
Gil Castello Branco
Economista, foi fundador e é Secretário-Geral da Associação Contas Abertas. Foi professor da UNICAMP e colunista dos jornais Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo. Escreve mensalmente artigos para o jornal O Globo. Ocupou diversas funções públicas na administração federal.
Juliano Marcos Valente de Souza
Atual Diretor Presidente do IPAAM, concluiu o mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia na área de Política e Gestão Ambiental, pela UFAM, concluiu a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Gama Filho e especializou-se em Gestão Ambiental pela antiga UTAM, atual UEA. Também atua com consultorias e treinamentos para empresas.
Júlio Assis Corrêa Pinheiro
Nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, em 2005, chegou à presidência da Corte de Contas no biênio 2010-2011. É Graduado em Direito pela Fundação Universidade do Amazonas e exerceu a advocacia, militando nas áreas de Direito Penal, Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Comercial e Direito de Família.
Júlio Marcelo de Oliveira
Bacharel em Ciência da Computação e em Direito pela Universidade de Brasília, ocupou os cargos de Auditor de Controle Externo no TCU e de Consultor Legislativo no Senado Federal. É Procurador no Ministério Público de Contas junto ao TCU, desde 2004.
Luiz Felipe Carvalho
Graduado em Direito pelo UDF, cursa o Mestrado na mesma área pela Universidade Católica de Brasília, com ênfase no Direito Penal. Atualmente, é Promotor de Justiça Militar do Ministério Público da União. É Representante do Ministério Público na Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-Lab).
Marcus Bittencourt
Advogado da União (AGU), é mestre em Direito do Estado pela UFPR e professor de pós-graduação da Faculdade Polis Civitas e da Escola da Magistratura Federal do Paraná. Procurador da Fazenda Nacional, publicou os livros "Manual de Direito Administrativo", "Controle das Concessões de Serviço Público", entre outros.
Maria Aparecida Gugel
Subprocuradora-geral do Trabalho e formada pelo Instituto Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”, localizado em Roma, é Vice-Presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência e publicou obras referente às pessoas deficientes no mercado de trabalho.
Mario Manoel Coelho de Mello
Nomeado para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas em 2 de setembro de 2015, é graduado em Gestão Pública pela Unieuro, em Brasília, e em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
Nancy Castro Segadilha
Formada em Direito pela UNIP e pós-graduada em Perícia Criminal pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação, foi Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência nos anos de 2015-2018 na OAB AM, Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho do Amazonas e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Roberto Cavalcanti Krichanã da Silva
Graduado no curso de Economia e Direito Universidade pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fez Pós-Graduação Especialização em Direito Civil e Processual Civil pelo CIESA no ano de 2003, foi Analista de Finanças e Controle Externo do Tribunal de Contas da União/Secretaria de Controle Externo no Amazonas e atuou no cargo de Procurador Geral no biênio de 2008-2010.
Rodrigo Medeiros de Lima
Procurador do Ministério Público de Contas da União desde 2016. Foi Procurador dos Estados do Acre, Mato Grosso e Goiás entre os anos de 2012 e 2016. Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília e Mestrando em Direito Econômico e Financeiro na Universidade de São Paulo.
Ruy Marcelo Alencar de Mendonça
Procurador de Contas, membro do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas desde novembro de 2006, possui bacharel em Direito pela UFAM. É Especialista em Direito Processual Civil pela UFAM e Mestre em Direito Ambiental pela UEA com a dissertação “discricionariedade administrativa e o licenciamento ambiental brasileiro”. Foi procurador do Estado do Amazonas.
Serafim Corrêa
Serafim Fernandes Corrêa é técnico em contabilidade, economista, advogado, deputado estadual e presidente da CCTEC da ALEAM. Presidiu o Sindicato dos Economistas do Amazonas, o Conselho de Economia da 13ª Região e a União Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal. Foi vereador, secretário de finanças e prefeito de Manaus.
Stephenson Oliveira Victer
Procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Pará e atual Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas - AMPCON (biênio 2019/2020).
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA e em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.
Mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA e Especialista em Direito do Estado pela Universidade Estácio de Sá – RJ, em Direito Público pela Universidade Candido Mendes – RJ e em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA e em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.
Mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA e Especialista em Direito do Estado pela Universidade Estácio de Sá – RJ, em Direito Público pela Universidade Candido Mendes – RJ e em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
Júlio Alan dos Santos Viana
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas. Pós-graduado em Auditoria Fiscal e Tributária - CIESA. Auditor Técnico de Controle Externo a partir de 2009, atuando no planejamento e execução de inspeções e auditorias, com atenção especial nos recursos do Fundeb. Instrutor da Escola de Contas desde 2011, no Curso de Receitas Vinculadas à Saúde e à Educação. Atualmente, Chefe do Departamento de Auditoria em Educação do TCE-AM.