Para afastar qualquer possível desconfiança de fraude em relação à isenção de dados dos tributos municipais no Sistema de Arrecadação Tributária de Manaus — como a descoberta pela polícia em São Paulo, este mês —, o secretário Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Ulisses Tapajós, apresentará na próxima terça-feira (26/11), às 9h, ao Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (MPC/TCE) o funcionamento de toda a máquina tributária do município.
A reunião acontecerá no auditório do TCE com a presença da cúpula da Semef, que apresentará o sistema aos procuradores do MPC e também aos conselheiros do TCE.
Segundo o procurador-geral do MPC, Carlos Alberto Souza de Almeida, responsável pelo encontro, a reunião entre as duas instituições foi sugerida pelo próprio secretário da Semef, Ulisses Tapajós Neto, que pretende explicar como é feito o lançamento do IPTU, ISS, Alvarás e outras cobranças efetuadas pelo município de Manaus por intermédio da secretaria.
Além de Ulisses Tapajós, técnicos e assessores da secretaria irão participar da reunião, que também abordará o trabalho do agente tributário municipal, mais especificamente sobre a atuação que esse agente tem nas cobranças dos tributos.
Além de sugerir que a reunião fosse realizada no auditório do TCE, o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Josué Filho, sugeriu que depois da reunião com a cúpula da Semef e MPC fosse realizada, futuramente, uma ampla reunião com a participação da sociedade.