MPC-AM e TCE-AM promovem a reunião do Fórum Amazonense por Logística Reversa

Na terça-feira (6), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) sediou o Fórum Amazonense por Logística Reversa, com a temática “Panorama e Perspectivas para 2023”. A iniciativa partiu da Coordenadoria Ambiental do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) e ocorreu no auditório da Corte de Contas.

O objetivo do evento foi tratar do desenvolvimento da política pública de gestão de resíduos sólidos no Amazonas, que, na forma da Lei 12.305/2010, contempla a responsabilidade compartilhada pelos resíduos recicláveis de produtos no pós-consumo, mediante operações de logística reversa.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Xavier Desterro, a procuradora-geral em exercício do MPC-AM, Elissandra Monteiro Freire Alvares, e os procuradores de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, Carlos Alberto Souza de Almeida e Evelyn Freire de Carvalho, além de representantes do governo, dos órgãos ambientais e de limpeza pública, dos Ministérios Públicos, do Tribunal de Contas e agentes da indústria e do comércio, operadores e catadores de recicláveis e a sociedade civil.

Alguns dos palestrantes foram a secretária da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Fabrícia Arruda Moreira, e a diretora técnica do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Rosa Mariette, que debateram sobre a “Política de Resíduos Sólidos no Amazonas”; a coordenadora de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Responsabilidade Social (CMARS) da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Renée Veiga, que falou sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”; o servidor da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Luiz Paz Loureiro, que compartilhou relatos sobre a “Coleta Seletiva no Cenário Local”; e o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski, que falou sobre a contribuição da secretaria na revisão do código ambiental de Manaus.

O evento ainda contou com apresentação de representantes da eureciclo, empresa líder em logística reversa de embalagens pós-consumo na América Latina; do grupo Amec, centro de reciclagem responsável pelo projeto “Recicla Interior”; e da Descarte Correto, empresa social especializada em resíduos sólidos tecnológicos. Também se apresentou o gari Allan Nascimento, que faz parte do grupo musical Os Garis da Alegria.