Na segunda-feira (12/05), pela manhã, o MPC-AM, representado pelo procurador Ruy Marcelo, titular da coordenadoria do meio ambiente, participou da mesa diretora da audiência pública pré-cop 30, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam).
A audiência pública, presidida pelo deputado Sinésio Campos (PT), teve como propósito discutir propostas da sociedade amazonense para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30). O encontro também buscou reunir as contribuições para compor o documento técnico e político que será encaminhado à organização da COP-30, conforme estabelecido pela Resolução Legislativa nº 1074/2024, que criou a Comissão Temporária da COP-30 na Assembleia Legislativa. A comissão tem como missão assegurar a participação da população amazonense na conferência climática.
Durante o evento, o procurador Ruy Marcelo ressaltou a importância da reivindicação do financiamento prioritário para as ações climáticas na Amazônia e o preparo local no amadurecimento de projetos estruturais com o objetivo de mitigar os impactos negativos causados pelas mudanças climáticas que afetam o estado do Amazonas.
“É fundamental subsidiar o Estado e os municípios na elaboração de planos e projetos consistentes, porque, se bem-sucedido o evento multilateral, os recursos estarão à disposição. Precisamos mostrar competência e desenvoltura técnica, e apresentar projetos para refrear os piores impactos das enchentes, secas e domos de calor”, destacou o procurador.
A audiência pública contou com a presença da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-AM/RR), Alzira Melo Costa; do secretário adjunto da Defesa Civil, coronel Clóvis Araújo; do defensor Thiago Nobre Rosas, representando a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), além de representantes de associações e da sociedade civil.