Prefeituras e câmaras de vereadores do Amazonas são classificadas como ‘criticas’, em Ranking de Controle Interno

Na manhã desta quarta-feira (18), na sede do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), a subprocuradora-geral de Contas Evelyn Freire de Carvalho, apresentou conclusão do 1º Ranking de Controle Interno envolvendo o Governo do Estado, prefeituras e câmaras de vereadores do Amazonas, para diagnosticar o grau de eficiência no combate às irregularidades e ilegalidades na atuação dos gestores desses órgãos públicos.

Na pesquisa do MPC-AM, disponibilizada para resposta deste o dia 2 de outubro deste ano, os órgãos envolvidos foram classificados em quatro níveis: crítico, deficiente, mediano e elevado. Das 62 prefeituras amazonenses, 52 estão apontadas como ‘críticas’ em seu controle interno, inclusive a Prefeitura de Manaus. Fato não diferente às câmaras de vereadores, onde 61 estão diagnosticadas nesse patamar.

Segundo Evelyn de Carvalho, que responde pela Coordenadoria de Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno, os órgãos públicos envolvidos tem até o dia 7 do próximo mês para se manifestarem sobre o tema e procederem os ajustes necessários.

“O controle interno serve para auxiliar o gestor na execução de sua administração, evitando que problemas ocorram. Essa pesquisa é um Raio-X na administração pública, que permite ao MPC-AM saber se os gestores estão contribuindo para que suas ações sejam conduzidas de forma legal, econômica, eficaz e efetiva”, enfatizou a subprocuradora-geral de Contas.

Para conferir os resultados de cada município, acesse o site do Controle Interno: https://controleinterno.mpc.am.gov.br ou clique aqui para acessar o PDF.