MPC-AM e presidência do TCE-AM fazem visita técnica ao Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do IPAAM

 

Na manhã desta segunda,18, o titular da Coordenadoria de Meio Ambiente do MPC-AM, procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça visitou, juntamente com o conselheiro-presidente do TCE/AM Erico Xavier Desterro e Silva, o Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com a finalidade de observar o trabalho de suporte tecnológico a atuação da Administração Estadual na fiscalização florestal remota e combate ao desmatamento e queimadas.

Segundo Ruy Marcelo, a ida do presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, juntamente com o MPC-AM, simboliza a importância que os órgãos, no contexto da função de controle externo, dão à fiscalização do desmatamento no Amazonas. “Temos consciência que a Amazônia, o bioma que está em nosso estado, é nosso maior ativo financeiro, nosso maior patrimônio, e que precisa ser zelado. Diante dos números alarmantes, o TCE-AM e o MPC permanecem vigilantes, para demandar das autoridades executivas todos os esforços, instrumentos e recursos para o enfretamento dessas ações criminosas que ocorrem”, esclareceu.

O CMAAP foi criado em 2021 pelo Governo do Amazonas após a verificação de altos índices de destruição da floresta, principalmente na região metropolitana e no chamado ‘arco do desmatamento’ no sul do estado.
Estiveram também presentes o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Marcos Valente de Souza, e o secretário estadual de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira.