Em nome do Ministério Público de Contas do Amazonas, desejamos ótimo dia a todos os presentes no lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, iniciativa que conta com o patrocínio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-geral da União (CGU).
Prezadas senhoras, prezados senhores,
A corrupção não é um fenômeno que se refere somente ao mundo da política. Também tem uma dimensão econômica e social. É um sinal permanente de violação a princípios e regras. Sendo assim, temos que combatê-la diariamente.
Integrar este programa é uma forma de garantir a fiscalização de uma boa aplicação dos recursos púbicos em favor das metas, dos objetivos previstos na constituição federal. Não vislumbro dúvidas de que a prevenção é o melhor e sensato caminho para dar um basta no mar de corrupção no Brasil. Para tanto, precisamos trabalhar arduamente pra fortalecer as instituições de controle e construir uma boa governança nas várias esferas de poder.
O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é uma iniciativa acertada, uma oportunidade de transformarmos esse ideal em ação. A corrupção é um dos problemas crônicos que assola o Brasil, precisamos dar um basta.
O presente programa une todos os elementos aptos para proporcionar resultados efetivos na prevenção e combate corrupção. pois, ao levar conhecimento aos gestores públicos, estaremos incentivando uma administração com elevados padrões de integridade e contribuindo para a construção de um Brasil onde a integridade e a justiça social não sejam sonhos permanentemente adiados.
Infelizmente o Brasil ainda ocupa posição vergonhosa no ranking internacional da transparência. Esperamos que o Programa Nacional de Prevenção a Corrupção possa proporcionar maior fiscalização e reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil.
Obrigado!
João Barroso de Souza
Procurador-geral