MPC-AM marca presença na abertura do ano letivo da Escola de Contas e no Ouvidoria Day

Shares

Nesta quinta-feira (20), em nome do Ministério Público de Contas (MPC-AM), o Procurador-Geral João Barroso compôs a mesa no evento de abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP) e no Ouvidoria Day. Além disso, os procuradores de Contas Roberto Krichanã e Fernanda Cantanhede também estiveram presentes na ocasião.

O evento contou com uma programação de palestras e discussões sobre temas voltados à participação cidadã e governança, com a presença de ministros e especialistas renomados. Entre os destaques, a palestra do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antonio Herman Benjamin, sobre “Ouvidoria como Ferramenta de Participação”, e do ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU), com o tema “Licitações Públicas e Transparência”.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, destacou a importância dos eventos para o aprimoramento dos mecanismos de escuta da população e a capacitação dos gestores públicos.

“Este é um momento de grande relevância para o Tribunal de Contas do Amazonas. A abertura do ano letivo da nossa Escola de Contas, aliada ao Ouvidoria Day, reforça nosso compromisso com a transparência, a participação cidadã e a qualificação dos profissionais responsáveis pela gestão pública. Queremos estreitar ainda mais os laços entre a sociedade e as instituições públicas”, afirmou Yara.

O coordenador-geral da ECP, conselheiro Júlio Pinheiro, ressaltou que a programação marca um momento importante para a Corte de Contas.

“A Escola de Contas tem o compromisso de qualificar continuamente servidores e gestores. Integrar este objetivo com o Ouvidoria Day é um passo importante para fortalecer a transparência e a governança pública, além de destacar a importância da participação cidadã em nossas instituições”, declarou Júlio.

O ouvidor do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, enalteceu o papel fundamental das ouvidorias para a construção de uma gestão mais acessível e democrática.

“As ouvidorias são a porta de entrada para o diálogo entre a sociedade e a administração pública. Ao promovermos o Ouvidoria Day, buscamos reforçar esse elo, criando canais cada vez mais acessíveis para que o cidadão possa ser ouvido e suas demandas atendidas de forma eficaz.”

O evento contou ainda com a participação do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima; o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes; a promotora de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Aurely Freitas Germano Penha; o conselheiro Josué Neto (TCE-AM); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM), Jean Cleuter Mendonça, dentre outras autoridades.

Shares

Procurar no Site

COORDENADORIAS

Entenda melhor a função das coordenadorias e qual Procurador de Contas é responsável por cada uma delas.

GALERIA DE FOTOS

Confira os registros do MPC em sessões do pleno, palestras, congressos, simpósios e demais eventos.

LOCALIZAÇÃO