Procurador de Contas do MPC realiza visita à região que sofreu vazamento de emulsão asfáltica.

Nesta segunda (01), o Procurador de Contas do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC/AM) e responsável pela Coordenadoria de Meio Ambiente, Dr. Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, fez uma visita, em conjunto com o Departamento de Auditoria Ambiental do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE/AM), na região do Rio Negro que foi atingida por um vazamento de 30 toneladas de emulsão asfáltica.

O vazamento ocorreu na madrugada de domingo (31), a partir de um caminhão da empresa Transbetume Comércio e Transporte de Betumes Ltda, que estava prestes a embarcar no Porto de São Raimundo, localizado no bairro São Raimundo, Zona Sul de Manaus.

O MPC e o departamento de auditoria ambiental do TCE/AM compareceram para acompanhar os trabalhos e as providências dos órgãos estaduais fiscalizatórios no local da ocorrência. Além da visita, por meio de Ofício Requisitório, foram solicitadas informações ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), sobre autos de infração, relatório de dano ambiental e execução de plano de emergência, análise de amostra da água e componentes de fauna e flora, indicação de providências de reparação e contenção, entre outros elementos relacionados ao derramamento, para se certificar de todos os esforços dos órgãos e entes estaduais no sentido da reparação do dano e apuração de responsabilidades estão em curso.