MPC realiza 2° Audiência do Fórum Amazonense por Logística Reversa

Na manhã de ontem (23), foi realizado a 2° Audiência para discutir sobre logística reversa, no auditório da Federação da Indústria e Comercio do Amazonas (FIEAM), uma parceria do Ministério Público de Contas, aliado ao Ministério Público Federal (MPF), e do Ministério Público do Estado.

O encontro teve a participação de diversas instituições da indústria, comércio, agentes sociais, empresas gestoras de resíduos, além da participação do Estado e Município para dialogar, e estabelecer mecanismos do cumprimento da lei n° 12.305/2010, que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo reaproveitamento dos resíduos, e sua reinserção no mercado produtivo.

O Secretário Estadual do Meio Ambiente Eduardo Costa Taveira, destacou a participação dos órgãos envolvidos, e pela criação de um ambiente propício para resolver passivos ambientais, que estão há anos pendentes no Estado e nos Municípios.

“Esse encontro foi importante em especial, para manter a mobilização e a congregação de mais atores importantes no processo de logística reversa, e destacar que então pouco tempo, já tivemos vários encaminhamentos”, enfatizou o secretário.

Na ocasião, houve a assinatura do Termo de Cooperação entre Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMULSP), em parceria com o Grupo Nova Era, para instalação do 1° PEV (ponto de entrega voluntária), em Manaus.

O Dr. Ruy Marcelo Alencar de Mendonça Procurador de Contas do MPC, ressaltou a relevância da parceria do termo de cooperação para a Logística Reversa, e espera que novas parcerias sejam firmadas ao longo dos próximos encontros.

“A assinatura do Termo de Compromisso Municipal para implantação de um PEV, em um supermercado da cidade já são os reflexos dos debates do Fórum, que também tem o objetivo de aumentar a coleta seletiva em Manaus”, enfatizou o Procurador de Contas.

A próxima audiência será realizada no dia 29 de agosto.

Texto: Elidiane Santos
Estagiária de Jornalismo.