Atendendo Recomendação dos Ministérios Públicos, Manaus retorna atividades de coleta seletiva

Na próxima sexta-feira (31), às 10h, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulp) vai realizar a primeira entrega de embalagens coletadas, no período de 01 a 28 deste mês. A ação, que irá acontecer no galpão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (Ascarman), localizada no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus, atende Recomendação Conjunta do MPC/MPF/MPE.

De acordo com o procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, titular da Coordenadoria de Meio Ambiente, entre os argumentos que embasaram a Recomendação está a necessidade de retorno das atividades de coleta seletiva em Manaus e identificacao de recicláveis sem operação reversa.

“Existem relatórios apontando que antes da pandemia de COVID-19, 46% dos resíduos de embalagens, indicadas como supostamente “recicláveis” ou “retornáveis” se transformavam em “rejeitos”, pela falta de mercado de recompra. Tal situação geraria gastos em dobro ao erário público, com o recolhimento dos resíduos, transporte para os galpões, triagem, e mesmo aqueles que contêm descrição de “reciclável” ou “retornável” são novamente coletados para transporte e depósito no Aterro Municipal, sendo corretamente ponderado que “tal coleta ‘dobrada’ não traz nenhum benefício ambiental”, salientou Ruy Marcelo.