Na manhã de hoje, 22 de julho, o auditório principal do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) foi palco do evento “TDAH: Estratégias de Gerenciamento dos Sintomas”, parte das atividades do Julho Laranja, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O evento contou com a presença da presidente do TCE-AM, Yara Lins, e do procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), João Barroso. Em sua fala de abertura do evento, a presidente destacou a importância de eventos como este para promover a compreensão e a disseminação de informações sobre o TDAH, contribuindo para uma sociedade mais saudável, inclusiva e bem informada.
O diretor de Saúde do Tribunal, João Marcos Bemfica, também se pronunciou evidenciando a importância da saúde mental para os servidores do órgão. A roda de conversa teve a participação da psiquiatra do setor de Saúde do TCE-AM, Loren Rodrigues, da neurologista Monique Carneiro com a palestra “TDAH no adulto: Manejo das dificuldades laborais”; da psiquiatra Laísa Duarte com o tema “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos”; da psicóloga Julyanne Ferreira com a palestra “Gerenciando o TDAH no Ambiente de Trabalho Estratégias e Ferramentas Eficazes”; e da terapeuta ocupacional Karina Xerfan com o tema “CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO GERENCIMENTO DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA COM PACIENTES COM TDAH.
Os especialistas abordaram diversas estratégias de gerenciamento dos sintomas do TDAH, enfatizando a importância de um diagnóstico precoce e de tratamentos multidisciplinares que envolvam médicos, psicólogos e terapeutas.