Nesta última sexta-feira (13) O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com sua Ouvidoria do TCE-AM , promoveu o seminário internacional “A Importância da Ouvidoria na Proteção do Meio Ambiente: Diálogos Ibero-americanos”. O MP de Contas esteve presente, representado pelo procurador Ruy Marcelo, que também palestrou no evento internacional.
Presidido pela conselheira-presidente Yara Lins e coordenado pelo Ouvidor Conselheiro Mário de Mello, o evento contou com a participação de autoridades como o conselheiro do TCE-AM Josué Cláudio Neto, o desembargador Euci Simões de Oliveira, representando o Tribunal de Justiça do estado Amazonas, a procuradora de Justiça Jussara Maria Silva representando o MPAM, dentre outras autoridades que compuseram a mesa de honra.
O procurador de Contas Ruy Marcelo, titular da coordenadoria do Meio Ambiente, representando o MP de Contas, compôs o painel durante o seminário e pautou sobre serviços ecossistêmicos que a amazônia presta a população e que interferem no clima e ciclo das águas de todo o planeta, o agravamento da crise climática, ondas de calor na região amazônica e o risco de colapso climático amazônico.
“tratar de meio ambiente é tratar de complexidade, tratar de coisas que acontecem de maneira sutil mas que repercutem a médio e longo prazo, embora as aparências enganem e nos digam que está tudo bem e que devemos então atribuir a um certo exagero ou mesmo a um entusiasmo irrefletido de alguns, algum prognóstico mais pessimista com relação à mudança do clima, mas atentos a isso, devemos duvidar sempre das nossas concepções e nossa maneira de ver, que nao passa da vista de um ponto minúsculo, e tentar perceber a luz da ciência” pontuou o procurador Ruy Marcelo.
Voltado para servidores, jurisdicionados e a sociedade civil, o seminário explorou o papel das ouvidorias públicas na sustentabilidade, abordando temas como direito ao clima, direito à natureza e os desafios da agenda latino-americana de sustentabilidade.
A programação incluiu também, a certificação dos participantes e o lançamento de uma obra coletiva elaborada pelos alunos do “MBA em Relações Institucionais, Governamentais e Compliance”, oferecido pela Escola de Contas Públicas (ECP) e pela Escola de Direito da ALFA Educação (UNIALFA/FADISP).