Coordenadoria de Meio Ambiente do MP de Contas participa de debates sobre emergência climática e saneamento básico

Shares

A Coordenadoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), representada pelo procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, participou, nesta semana, de eventos sobre emergência climática e saneamento básico.

Na última quarta-feira (12), foi realizada, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), a etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O evento foi organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Sema), com apoio do TCE-AM, da Escola de Contas Públicas (ECP) e de diversos órgãos parceiros, especialistas e representantes da sociedade civil, com o objetivo de discutir políticas públicas voltadas à sustentabilidade.

O procurador do MPC-AM, Ruy Marcelo, ressaltou a importância da participação popular no evento.

“Este encontro é fundamental para levar a voz popular às discussões nacionais e internacionais, garantindo que as deliberações sejam efetivas e promovam mudanças reais enquanto ainda há tempo”, destacou o procurador.

Ao longo da conferência, foram avaliadas 325 propostas, das quais 20 foram selecionadas para representar o estado na conferência nacional, que ocorrerá em maio, em Brasília.

Já na última quinta-feira (13), o Governo do Amazonas promoveu o 2º Workshop sobre Regionalização dos Serviços de Saneamento Básico, realizado no Salão Rio Solimões, no Palácio Rio Negro. O evento teve como objetivo discutir estratégias para otimizar os serviços de saneamento nos municípios do estado, promovendo ações coordenadas para alcançar a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto.

Na ocasião, o procurador do MPC-AM, Ruy Marcelo, representou o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) na mesa de abertura do evento.

Além disso, o workshop serviu para compartilhar informações sobre a implementação da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB) com prefeitos, representantes dos serviços autônomos municipais e demais atores envolvidos.

Shares

Procurar no Site

COORDENADORIAS

Entenda melhor a função das coordenadorias e qual Procurador de Contas é responsável por cada uma delas.

GALERIA DE FOTOS

Confira os registros do MPC em sessões do pleno, palestras, congressos, simpósios e demais eventos.

LOCALIZAÇÃO