Na manhã desta terça-feira (18), o procurador do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, participou como palestrante na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) durante o segundo dia do evento Converge Amazônia – Semana Mundial da Água.
Inspirado na confluência dos rios Negro e Solimões, o Converge Amazônia é um espaço de diálogo que reúne diferentes setores da sociedade para discutir temas relacionados à sustentabilidade, governança e preservação ambiental na região amazônica. Durante sua apresentação, o procurador Ruy Marcelo destacou a importância do papel do controle social e das instituições de pesquisa para o êxito do trabalho do MPC-AM, na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos destinados à defesa ambiental.
“O MPC está numa posição de quem recebe denúncias, e cabe a nós levar adiante essas demandas para cobrar, de prefeitos, governadores e secretários, ações remediadoras eficazes para os problemas ambientais que nos chegam”, enfatizou o procurador.
O evento reuniu especialistas, acadêmicos, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil para debater estratégias de preservação dos recursos hídricos da Amazônia. Além das palestras, o Converge Amazônia contou com uma feira de cultura e arte artesanal, proporcionando um ambiente de troca de conhecimentos e valorização dos povos e territórios amazônicos.