Fórum de Logística traz ABIVIDRO e anuncia mais um PEV

Na manhã desta terça-feira (5) ocorreu mais uma reunião do Fórum Amazonense por Logística Reversa, mediado pelos Ministérios Públicos de Contas, Federal e Estadual, com o objetivo de promover diálogo e tratativas entre os atores e representantes sociais, da indústria, do comércio e governamental responsáveis pelo processo de implantação dos serviços de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos sólidos no Amazonas.

Na reunião, segundo o procurador de contas Ruy Marcelo, que dirigiu os trabalhos, foram discutidas questões relevantes tais como o incentivo aos catadores de recicláveis assim como as estratégias para aumentar os índices de reciclagem e logística reversa de vidros e de eletroeletrônicos em Manaus, quanto a estes, tendo em vista a baixa adesão ao recém assinado acordo setorial do MMA.

A Associação Brasileira de Indústrias de Vidros (ABIVIDRO) esteve pela primeira vez no fórum e anunciou que deu início a estudos de viabilidade de projetos para resolver a falta de adequada destinação das embalagens de vidro em Manaus.
O Procurador de contas explica que o MPT, na pessoa da procuradora do Trabalho Ana Luisa Noronha Lima, também compareceu ao evento para somar no fórum trazendo a questão relativa à pendência de contratação formal das cooperativas de catadores pelos municípios, em detrimento da grande contribuição prestada na coleta de recicláveis.

Na ocasião, foi assinado novo termo de compromisso entre a Prefeitura, a FIEAM, o Sindicato de Bebidas do Amazonas e empresa grande varejista para implantação de mais um ponto de entrega voluntária de resíduos PEV em supermercado no conjunto Morada do Sol, zona centro-sul de Manaus.

Os interessados em participar do Fórum Amazonense por Logística Reversa poderão se inscrever por meio do telefone 3301-8220 (7a Procuradoria de Contas do MPC/AM).