Está aberto o edital de cadastro e capacitação de voluntários para fiscalização de obras em escolas e creches

Shares

O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB), está com inscrições abertas para o projeto Força-Tarefa Cidadã, com o objetivo de cadastrar e capacitar voluntários na fiscalização de obras de escolas e creches. Os selecionados passarão por um treinamento on-line, oferecido pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), que os capacitará para realizar visitas às obras, identificar problemas na construção e registrá-los no app do TCU.

Com a iniciativa, mais de 3,7 mil obras paralisadas e inacabadas serão fiscalizadas, e a retomada dessas construções poderá garantir mais de 700 mil vagas para crianças e jovens da educação básica e profissionalizante.

Dentre as atividades desempenhadas estão: a realização de monitoramento de portais da transparência, de obras públicas e de atividades relacionadas, a participação em reuniões e capacitações virtuais, além da possibilidade de realizar visitas ocasionais às obras.

Os voluntários receberão certificados que, para acadêmicos, poderão contar como horas extracurriculares. Além disso, terão acesso a conteúdos de grande valia para o exercício da cidadania e para o currículo, com capacitações ministradas por técnicos especializados do Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas Estaduais e outros parceiros do Sistema Observatório Social do Brasil.

O trabalho voluntário junto à Força-Tarefa Cidadã, de acordo com a Lei nº 9.608/1998, é uma atividade não remunerada, com finalidades assistenciais, educacionais, científicas, cívicas, culturais, recreativas, tecnológicas ou outras, e não gera vínculo empregatício, funcional ou quaisquer obrigações trabalhistas, previdenciárias e afins.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever, o candidato deve ser alfabetizado, ter acesso à internet e a um dispositivo (computador, tablet ou celular), comprometer-se com os princípios da transparência e da ética pública e não ser subordinado a nenhuma prefeitura, partido político ou governo.

Inscrições:

O edital está com inscrições abertas permanentemente. Os interessados podem fazer a adesão clicando aqui. A iniciativa é destinada a qualquer pessoa/cidadão de todo o país, mesmo onde não há uma unidade do Sistema OSB. Após a inscrição, os candidatos participarão de entrevista e indicarão suas áreas de interesse e disponibilidade de horários para as atividades que lhes forem designadas.

Shares

Procurar no Site

COORDENADORIAS

Entenda melhor a função das coordenadorias e qual Procurador de Contas é responsável por cada uma delas.

GALERIA DE FOTOS

Confira os registros do MPC em sessões do pleno, palestras, congressos, simpósios e demais eventos.

LOCALIZAÇÃO