Manaus vai contar com 36 postos para descarte de material reciclável

“Descarte consciente é na coleta seletiva”. Essa é a campanha da Prefeitura de Manaus que pretende incentivar os manauaras a separar o lixo. Serão 36 novos Postos de Entrega Voluntária para receber material reciclável.

A ação da Prefeitura atende recomendação expedida pelo MPC-AM, MPF, MP/AM. Em julho de 2019, foi criado o primeiro PEV no supermercado Nova Era como resultado das articulações do fórum coordenado pelos Ministérios Públicos. Desde então, as articulações avançaram e dezenas de outros estabelecimentos aderiram à iniciativa.

Segundo o procurador de Contas Ruy Marcelo, titular da Coordenadoria de Meio Ambiente do MPC-AM, essa campanha incentiva o cidadão a reduzir a poluição e o desperdício de recursos naturais. “Com essa iniciativa, é possível devolver as embalagens recicláveis diretamente nos postos de entrega instalados em lojas da rede de supermercados. Esse material recolhido vai para os catadores de recicláveis cadastradas. A logística reversa é um mecanismo que tem como objetivo dar direcionamento às embalagens pós-consumo e demais materiais para a reciclagem, evitando impacto ambiental negativo”, ressaltou.

Veja a lista dos supermercados onde os novos postos estão em funcionamento clicando aqui

**Alguns dos postos ainda estão em fase de implantação.