João Barroso de Souza toma posse como novo Procurador-Geral do MPC-AM para o biênio 2024-2026

Em sessão solene realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), tomou posse, na manhã desta sexta-feira (21), como procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), João Barroso de Souza.

Em seu discurso de posse, o novo procurador-geral, João Barroso, enfatizou a importância da continuidade e do fortalecimento das ações de fiscalização e controle, essenciais para garantir a eficiência e a legalidade na administração pública.

“Nosso compromisso é com a sociedade amazonense. Vamos trabalhar arduamente para assegurar que cada centavo do dinheiro público seja utilizado de forma correta e eficiente, promovendo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar de nossa população”, declarou João Barroso.

Estiveram presentes na solenidade o procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, que representou a Associação Nacional de Procuradores de Contas (AMPCON) na mesa de abertura, o procurador Roberto Cavalcanti Krichanã da Silva, o procurador Evanildo Santana Bragança, o procurador Carlos Alberto Souza de Almeida e a procuradora Evelyn Freire de Carvalho.

Além dos membros do parquet, a solenidade contou com a participação de diversas autoridades, como o secretário de Governo, Sérgio Littaif Filho, a presidente do TCE, conselheira Yara Amazônia Lins, o procurador-geral do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Alberto Rodrigues do Nascimento, o desembargador Elci Simões de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade, dentre diversas outras autoridades.

João Barroso assume o posto de procurador-geral, antes exercido pela procuradora de Contas Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, que ficou à frente do Parquet de Contas nos últimos dois anos.

A procuradora, em seu discurso, agradeceu por estar a frente no último biênio, e reforçou o compromisso do trabalho de fiscalização em prol da sociedade amazonense.

“Agradeço a Deus que permitiu que eu estivesse aqui, a minha família que está ao meu lado em todos os momentos. Ter sido a única mulher a ser chefe do MPC por duas vezes, ratifica a importância dessa luta. Vou passar o bastão, mas continuarei na minha labuta diária de fiscalizar a aplicação correta dos recursos público”, destacou a procuradora Fernanda Cantanhede.

João Barroso assume o cargo de procurador-geral pela terceira vez. O procurador já exerceu o cargo de chefia do MPC no biênio 2018/2020 e foi reconduzido para o biênio 2020/2022.

Confira algumas fotos da posse do novo procurador-geral do MPC.

Procurador-geral João Barroso assinando o Termo de Posse
Procurador-geral João Barroso com os Conselheiros do TCE-AM
Procurador-geral João Barroso com os procuradores de Contas do MPC-AM
Procurador-geral João Barroso com a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins