MPC entra com ação contra efetivação de servidores sem concurso em Manaus

De acordo com emenda aprovada na Câmara, 6.380 servidores temporários serão efetivados nos cargos na prefeitura de Manaus, mesmo sem terem feito concurso público.

Manaus – O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Carlos Alberto Almeida, anunciou que vai entrar com uma ação por inconstitucionalidade contra a emenda aprovada, ontem, na Câmara Municipal de Manaus. De acordo com o projeto dos vereadores, foram efetivados 6.380 servidores temporários, contratados sem concurso público, em Regime de Direito Administrativo (RDAs). A lei foi promulgada logo após a votação.

"Na minha visão, esta lei é flagrantemente inconstitucional", resumiu Carlos Alberto.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Érico Desterro, afirmou que o órgão já ingressou nos Ministérios Públicos tanto do Estado quanto Federal com ações de inconstitucionalidade de leis semelhantes. Com a ação imposta pelo MPC, o TCE vai debater o caso.

"A princípio, a lei aprovada pela Câmara é inconstitucional, porque não se pode efetivar funcionários públicos por lei”, afirmou Desterro

Fonte: D24AM