O procurador de Contas Carlos Alberto Souza de Almeida foi escolhido pelo governador José Melo para comandar o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) no biênio 2016/2018. Ele vai substituir o atual procurador-geral do MPC, Roberto Krichanã, cujo mandato se encerra no início do próximo mês de Julho. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado de segunda- feira (17), publicando nesta terça-feira (17).
A lista com o nome dos dez procuradores do TCE foi entregue ao governador José Melo pelo presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, e pela vice-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, após a sessão ordinária da semana passada, dia 11. Entre os nomes, o governador escolheu Carlos Alberto Souza de Almeida.
O procurador de Contas Carlos Alberto Souza de Almeida já comandou o MPC em dois biênios seguidos (2010-2012 e 2012-2014). Ele foi reconduzido à função, no ano de 2012, pelo então governador Omar Aziz, que reconheceu o trabalho dele como procurador-geral.
Carlos Alberto é um dos grande entusiastas da Lei de Transparência (Lei Complementar nº 131/2009). Durante suas gestões, além de suas atribuições junto ao colegiado, ele acompanhou de perto o cumprimento da referida legislação e sugeriu ao TCE a aplicação de multa os gestores que insistem em desrespeitar a lei.
A data da posse ainda será definida pelos conselheiros e pelo procurador Carlos Alberto Souza de Almeida.
Texto: Elvis Chaves/Foto: Ana Cláudia Jatahy