Procuradora de contas ministra palestra de abertura da “Semana do Orçamento Público”, em Manaus

Shares

Ela falará sobre os 16 anos de vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000)

Manaus – A procuradora do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Evelyn Freire de Carvalho, ministrará, nesta quarta-feira (10), a palestra de abertura da “Semana do Orçamento Público” promovida pela Prefeitura de Manaus no período de 10 a 12 de agosto, na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), localizada na Av. Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras. O evento é aberto ao público com inscrições no local.

Ela falará sobre os 16 anos de vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000).

“Abordarei um pouco da história objetivos e avanços da Lei de Responsabilidade Fiscal nos seus 16 anos, destacando que até meados de 1980 as contas públicas brasileiras tinham como principal deficiência a carência de dados confiáveis sobre a execução orçamentária e financeira dos governos e que, após o surgimento da Lei, que veio em atendimento à prescrição do artigo 163 da Constituição Federal de 1988, aumentou-se a eficiência na prestação dos serviços à sociedade, incentivando o crescimento e desenvolvimento econômico e social do país”, disse a procuradora.

De acordo com Evelyn Freire de Carvalho, com a LRF, a gestão fiscal responsável passa a atender a três princípios básicos: ação planejada e transparente, prevenção de risco e o equilíbrio das contas públicas.

“Muitos foram os avanços obtidos com a LRF, destacando-se, dentre outros, o fato de que a lei coloca os gestores em um processo de planejamento, execução e apresentação para a sociedade dos resultados alcançados na administração dos recursos públicos, estabelecendo limites de gastos e de resultados, assim como um discricionariedade para atuarem somente dentro destes limites e, acima de tudo, com máxima transparência”, disse a procuradora Evelyn Freire de Carvalho.

Programação

A “Semana do Orçamento Público” segue na tarde de quinta-feira (11) com mini cursos sobre receitas resultantes de impostos, ministrado pelo analista tributário da Receita Federal, Moisés Boaventura Hoyos; Desafios e Perspectivas da LRF, ministrado pelo chefe da Controladoria Regional da União no Amazonas, Marcelo Borges de Sousa; orçamento impositivo, ministrado pela professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria da Glória Vitório Guimarães.

Na sexta-feira (12), à tarde, será realizada uma mesa redonda sobre o déficit público e estratégias diante da crise econômica. Participam das discussões os secretários das Secretarias Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), e Estaduais de Fazenda (Sefaz) e de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Seplan-CTI), além de servidores da Receita Federal e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

A programação finaliza com uma palestra sobre gastos tributários no orçamento público, ministrada pelo analista do Tesouro da Sefaz, Luiz Otávio da Silva.

 

Assessoria de comunicação do MPC-AM

Foto: Divulgação

Shares

Procurar no Site

COORDENADORIAS

Entenda melhor a função das coordenadorias e qual Procurador de Contas é responsável por cada uma delas.

GALERIA DE FOTOS

Confira os registros do MPC em sessões do pleno, palestras, congressos, simpósios e demais eventos.

LOCALIZAÇÃO