Membros do Ministério Público de Contas, do Estado e do Judiciário fazem visita técnica em unidades de saúde, em Manaus

Visitas foram realizadas em conjunto com membros do MPC, MPE e do Judiciário nos Hospitais e Prontos-socorros Delphina Aziz e Dr. João Lúcio, no sábado

Representantes do Ministérios Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) e do Estado (MPE-AM), acompanhados de membros do Judiciário, representantes da Secretaria de Estado de Saúde realizaram, no sábado (17/09), uma visita no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, localizado no bairro da Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, e no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona leste.

A visita teve como objetivo analisar a infraestrutura do local para atendimento à população. A unidade hospitalar é gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) a partir de uma parceria público-privada com o governo do Amazonas.

Participaram da visita, entre outros, o responsável pela Coordenadoria de Saúde e Meio Ambiente do MPC-AM, procurador de contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça; as promotoras de Justiça Silvana Cabral; a juíza da Fazenda Pública Estadual, Etelvina Lobo Braga, além da primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, do secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias,  gestores da unidade hospitalar e um representante da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Os membros do MPC-AM, MPE e do Judiciário foram ainda ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona leste da cidade, para verificar os serviços prestados na unidade.

A ação faz parte da fiscalização dos órgãos de controle às unidades de saúde no Estado para analisar, dentre outros, de que forma os serviços estão sendo prestados e acompanhar as ações de reordenamento do atendimento na rede pública de saúde no Amazonas.

De acordo com o procurador de contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, na quinta-feira (15/09), foi realizada uma reunião na sede do MPE-AM com os secretários municipal e de Estado de Saúde, respectivamente, Homero de Miranda Leão e Pedro Elias, para discutir a repactuação da oferta dos serviços de saúde no Amazonas.

“Na reunião realizada na quinta-feira ficou definido que os secretários têm 45 dias para nos encaminhar uma base para este plano de repactuação dos serviços. Durante este período, promotores, procuradores e a Procuradoria da República intensificarão as visitas e inspeções nas unidades de saúde para acompanhar o processo de reordenamento das ações por parte do órgão gestor e para verificar de que maneira os serviços vem sendo prestados à população”, disse o procurador de contas.

Veja fotos da visita técnica nas unidades de saúde

Assessoria de comunicação do MPC-AM.