Procurador-geral e procuradora de contas avaliam estrutura física e de tecnologia da informação da Prefeitura de Manaus

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Carlos Alberto Souza de Almeida, e a procuradora de contas Evelyn Freire de Carvalho, estiveram, nesta quinta-feira (15/12), na sede da Prefeitura de Manaus para conhecer, in loco, a nova estrutura física e de tecnologia da informação implantada pelo Executivo municipal.

Eles foram recepcionados pelo secretário municipal de Finanças, Ulisses Tapajós, e por técnicos da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia de Informação e Controle Interno (Semef). A visita foi feita após reuniões realizadas na sede do MPC-AM e faz parte das ações da Coordenadoria de Transparência Orçamentária, Acesso à Informação e Controle Interno do órgão ministerial, sob titularidade da procuradora de contas Evelyn Freire de Carvalho.

Os procuradores estiveram, entre outros, nas Subsecretarias de Controle Interno (SUBCI) e de Tecnologia de Informação, onde puderam avaliar os investimentos em infraestrutura física e tecnológica feitos pelo Executivo municipal.

Para o procurador-geral do MPC-AM, Carlos Alberto Souza de Almeida, o suporte à infraestrutura, especialmente em relação a aquisição de tecnologia de Procuradores avaliam estrutura física tecnológica da Prefeitura de Manausponta para subsidiar os trabalhos, dotará a prefeitura de condições para atender melhor ao cidadão. “Os investimentos em infraestrutura física com a construção de um novo data center foram surpreendentes. Agora, precisamos ver estas ações beneficiando diretamente à população, com melhorias no Porta da Transparência, por exemplo”, disse o procurador.

De acordo com o secretário municipal de finanças, Ulisses Tapajós, as ações tiveram início a partir de recomendações feitas pelo MPC-AM à Prefeitura de Manaus. “Vale destacar que o ‘start’ para estas ações relacionadas, sobretudo ao novo data center, a estrutura de controle interno e ao Portal da Transparência, foi dado a partir de recomendações do Ministério Público (de Contas)”, disse.

A procuradora de contas Evelyn Freire de Carvalho disse que a visita oportunizou aos procuradores acompanhar, in loco, o que foi efetivamente realizado a partir das orientações dadas pelo MPC-AM.

“É muito positivo que eles tenham demonstrado um atendimento às recomendações e orientações dadas pelo Ministério Público. Um destaque é a criação da Controladoria Geral do Município que deve ser desvinculada da Semef. Inicialmente, ficou acordado que seremos incluídos neste processo de desvinculação e criação da Controladoria para que possamos acompanhar e dar sugestões a respeito da nova estrutura administrativa”, afirmou a procuradora.

Veja mais fotos da visita

Assessoria de comunicação do MPC-AM.