MPC recomenda rigor na segurança e bem-estar animal na Feira Agropecuária de Barreirinha

A 14ª edição da Exposição Feira Agropecuária de Barreirinha (Expobae) está programada para iniciar amanhã (8) e vai até o dia 10 deste mês, com palestras e exposição em unidades demonstrativas, voltadas às práticas de criação de peixes e um novo método de criação de galinhas.

Segundo a Agencia de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), a Prefeitura de Barreirinha não possui ainda autorização do órgão para realização do evento, por estar pendente de comprovação requisitos sobre a segurança da população e bem-estar animal. “Maior parte da estrutura que receberá o evento necessita de reforma ou conserto, como rampa de acesso dos animais e local de abastecimento de água”, afirmou o responsável técnico da ADAF local, Thiago de Souza.

Na manhã desta quinta-feira (7), o procurador Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, coordenador Ambiental do MPC-AM, reuniu com representantes da ADAF e da Prefeitura de Barreirinha para promover o ajuste de condutas para cumprimento da Lei. Na ocasião, entregou recomendação formal à Agência a fim de que exerça com rigor o poder de polícia e fiscalização no caso de realização da Expobae. No entanto, os representantes da Prefeitura se comprometeram a dar solução a todas as pendências de infraestrutura até amanhã junto à ADAF para garantir que o início da Feira Agropecuária ocorra com estrita observância da legalidade.