Preservação do Tarumã-açu/Ponta Negra foi a pauta desta quarta-feira no MPC-AM

O MPC-AM, representado pelo procurador de contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, reuniu com os membros do Conselho da Área de Proteção Ambiental do Tarumã/Ponta Negra (APA), na manhã desta quarta-feira (27).

Segundo o procurador Ruy Marcelo, que responde pela Coordenadoria do Meio Ambiente do MPC-AM, os conselheiros da APA trataram sobre as más condições de trabalho que enfrentam para a preservação da área que está sob a responsabilidade do Conselho e do Comitê da Bacia do Tarumã-açu.

De acordo com os conselheiros da APA, os principais desafios do Conselho são o acompanhamento da elaboração do Plano de Gestão; a integração da Unidade de Conservação com o seu entorno; compatibilizar interesses dos diversos segmentos sociais ali atuantes.

Na ocasião, o procurador Ruy Marcelo de Mendonça colocou o MPC-AM à disposição para somar na missão do Conselho. “Conclamamos os integrantes do conselho a somar esforços para garantir a governança e o ordenamento territorial daquele espaço especialmente protegido, esclarecendo sobre as obrigações e responsabilidades dos gestores, das comunidades, dos órgãos licenciadores, da indústria e do comércio”, enfatizou.

A Área de Proteção Ambiental do Tarumã-açu/Ponta Negra foi implantada pelo então prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, por intermédio do decreto nº 9.556, de 22 de abril de 2008.