Posse do conselheiro Érico Desterro | Discurso João Barroso

Para iniciar, não posso deixar de registrar a exitosa gestão do conselheiro Mario de Mello que no meio da maior crise pandêmica da história humana soube com muito equilíbrio e competência conduzir da melhor forma possível os trabalhos neste tribunal. Gratidão é quando a alma diz obrigado, obrigado Mario de Mello por todo o apoio irrestrito deferido ao Ministério Público de Contas no período de sua gestão.

Eu me lembro muito há mais ou menos uns 10 anos atrás quando o conselheiro Érico Desterro tomava posse pela primeira vez como presidente neste Tribunal. E naquela ocasião uma frase ficou marcada na minha memória. O conselheiro ao iniciar o seu pronunciamento, o seu discurso de posse, disse uma frase que me tocou. Eu estava sentado ali na plateia naquele dia. Era 15 de dezembro de 2011 e ele disse a seguinte frase: “Quando em 1985, aos 21 anos de idade, cheguei a este órgão, ainda no prédio da Miranda Leão, para ocupar um cargo de nível médio, por mais presunçosos que fossem os meus sonhos juvenis, jamais imaginaria chegar a presidência do Tribunal”. E hoje, exatamente dez anos depois, V. Exa. transforma novamente um sonho em realidade, e se torna mais uma vez presidente desta egrégia Corte de contas, tomando assento no lugar mais elevado na estrutura organizacional deste Tribunal.

Uma vez meu pai me disse: “Filho, você é do tamanho dos seus sonhos”. Alguns dirão que é coisa do destino. Outros dirão que é sorte. Eu, particularmente, não acredito em sorte. Para mim sorte é o produto de duas forças: quando a oportunidade encontra a pessoa preparada.

Quero dizer que a oportunidade encontrou na sua pessoa conselheiro Érico, a mais preparada para assumir a presidência, preparo este V. Exa. tem de sobra, tanto que o colegiado assim o escolheu para comandar mais uma vez este Tribunal depositando na sua pessoa toda fé, confiança e esperança no seu profundo conhecimento técnico, jurídico e administrativo adquiridos em mais de 35 anos de serviços prestados neste Tribunal. Mais de 35 anos de dedicação, disciplina, determinação, suor e trabalho árduo, e sobretudo uma fé inabalável capaz de movimentar toda a complexa engrenagem administrativa de um órgão de envergadura constitucional. Seria muita presunção narrar agora toda sua atividade curricular, passando pelo magistério, pelo curso de Mestrado na USP, e pelos vários títulos e condecorações recebidas, além de inúmeras obras literárias publicadas, não lhe faltam adjetivos, predicados e qualidades reunidos na sua pessoa, a sua história é digna de um best seller conselheiro Érico Desterro.

Portanto, em nome do Ministério Público de Contas, desejo à V. Exa., conselheiro Érico Desterro, bem como a todo o corpo diretivo, conselheira Yara (vice-presidente), conselheiro Ari Moutinho (corregedor), conselheiro Josué Claudio (ouvidor) e conselheiro Mario de Mello (coordenador da escolar de contas), uma primorosa administração no próximo biênio, permeada por valores éticos e democráticos, com espirito público, empenho e energia necessários para sobrepujar todo e qualquer desafio que porventura possa surgir, sem olvidar da justiça e da paz que sempre deve reinar e confortar nossos corações, a paz que torna possível o impossível, a paz que torna nossos sonhos em realidade, a paz que engrandece e enobrece nossa alma e nos torna cada vez mais filhos de Deus!

Obrigado, presidente.