Posse do conselheiro Luis Fabian Barbosa | Discurso João Barroso

BOM DIA A TODOS!

EXCELENTISSIMO SENHOR PRESIDENTE DESTA EGREGIA CORTE DE CONTAS, CONS. ERICO DESTERRO, em cuja pessoa cumprimento os demais conselheiros, membros do colegiado, auditores, procuradores e autoridades representantes de outros poderes aqui presentes como o Governador Wilson Lima, o prefeito David Almeida, o Desembargador Flavio Pascarelli e o Deputado Roberto Cidade, bem como todas as demais autoridades aqui presentes e já nominadas pelo cerimonial. Cumprimento ainda os amigos, familiares e convidados do empossado, que abrilhantam ainda mais esta solenidade com suas honrosas presenças.

Hoje é um dia festivo e motivo de muita alegria neste Tribunal e, portanto, gostaria inicialmente de oferecer saudações de boas vindas, em nome do Ministério Publico de Contas, ao mais novo membro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, sinta-se muito bem-vindo e abraçado por todos nós agora Cons. Luis Fabian Pereira Barbosa.

A cadeira que hora V. Exa toma assento contem ingredientes do mais alto quilate de responsabilidades: a uma, pq outrora fora ocupada pelo grande Conselheiro Julio Cabral, cujo trabalho, humanismo e dedicação com louvor de boa parte de sua vida à essa instituição jamais serão esquecidos; a duas, porque V. Exa teve seu nome foi sabatinado e teve seu nome aprovado pelos 24 dos 24 deputados que compõem a Assembleia legislativa desse Estado, ou seja, vosso nome foi aprovado à unanimidade; a responsabilidade se agiganta ainda mais quando se leva em conta todo o arcabouço de responsabilidades que envolvem o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas, na medida em que V. Exa agora passa para o outro lado do balcão, antes fiscalizado agora passa a ser fiscalizador, passando a integrar o Controle Externo da Administração Publica, numa Corte que prima pela celeridade e eficiência da entrega de sua prestação jurisdicional, do aprimoramento intelectual e da correção dos seus integrantes, firmes no princípio da ética e justiça de suas decisões.

Não vou me alongar discorrendo acerca do vasto e rico currículo de V. Exa, Doutor e mestre em Direito, tendo ocupado o cargo de secretário em varias pastas da estrutura administrativa neste Estado, exercendo ainda o magistério em várias faculdades, bem como o fato de V. Exª ser membro da academia amazonense de artes, ciências e letras, bem como ainda do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, dentre outros atributos e qualificações aliados a uma solida experiência profissional, capacidade de trabalho e grande sabedoria jurídica, preenchendo assim com louvor todos os requisitos constitucionais para a assunção e pleno exercício do cargo de Conselheiro deste Tribunal de Contas, nos dando a tranquilidade e a certeza de que V. Exa tem muito a contribuir para esta Corte de contas, atingindo as expectativas da sociedade amazonense e mais especificamente dos nossos jurisdicionados.

O seu esforço pessoal, bem como a sua experiência adquirida nesses anos de vida publica, comprovados no seu vasto e extenso currículo são elementos chave que nos permite dizer que a escolha do seu nome foi oportuna, sábia, acertada e será muito enriquecedora, tenho certeza, para esta instituição e para o Estado do Amazonas.

Ficamos convencidos que o novo ciclo profissional de V. Exa. continuará sendo o mesmo que vêm norteando toda sua historia de vida publica, de modo que desejamos votos de pleno sucesso e de amplas realizações em suas novas atribuições por conquista e merecimento próprios.

Obrigado!