Homenagem ao conselheiro aposentado Josué Filho | Discurso João Barroso

BOM DIA SENHOR PRESIDENTE, BOM DIA SENHORES CONSELHEIROS, SENHORES AUDITORES, DEMAIS AUTORIDADES AQUI PRESENTES E A TODOS OS PRESENTES.

Inicialmente quero cumprimentar o homenageado de hoje nesta casa, o conselheiro, agora aposentado, JOSUE CLAUDIO DE SOUZA FILHO.

E eu não quero repetir o que já foi dito, mas não se pode falar de Josue Filho, sem antes destacar a sua vitoriosa trajetória política nesse Estado, passando pelo parlamento municipal, como vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus. Igualmente no parlamento estadual, como deputado estadual e também como presidente da Assembleia Legislativa e nesse ponto abro um parêntese para destacar que JOSUE FILHO é um exemplo de político a ser seguido, cuja aprovação popular máxima lhe proporcionou votação recorde e o parlamentar mais votado por 04 (quatro) eleições, e galgando ainda o posto de presidente das duas casas legislativas, tanto na Câmara Municipal, quanto na Assembleia, reflexo de sua notável habilidade política e administrativa. JOSUE FILHO ainda ocupou diversos cargos na Administração Pública, com destaque, Secretario Municipal de Educação e, posteriormente, como Secretario Estadual de Educação, revolucionando a cultura e a educação no Amazonas, desenvolvendo com maestria todo seu conhecimento técnico e cientifico adquirido, a serviço do bem estar do povo amazonense.

Como radialista, exerceu com plenitude o dom divino que a vida lhe deu: a comunicação. Com seu tom de voz grave, inconfundível e único, tornou a radio difusora líder isolada de audiência, a melhor e maior radio desse Estado ate os dias de hoje, refletido assim a confiança, transparência e a seriedade do seu trabalho jornalístico, qualidades cada vez mais raras nos dias de hoje em tempos de fake news.

Como se já não bastasse todos esses feitos, JOSUE FILHO veio coroar sua já irretocável trajetória politica e administrativa, ingressando em 2008 neste Tribunal de Contas, no cargo de Conselheiro, após indicação da Assembleia Legislativa, e depois atingindo o mais alto posto nesta Corte, o cargo de Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. E nessa ocasião, eu pude ter a grata satisfação de conhecer mais de perto, na rotina do dia-dia, o verdadeiro homem público e pai de família dedicado, que com suas poesias e metáforas encanta a todos e a todas por onde passa, deixando o perfume de sua incomparável habilidade comunicativa, sempre com muita educação e polidez no trato com as pessoas, firme nas suas decisões mas sobretudo justo, e hoje tem a gloria do reconhecimento e gratidão desta Corte de contas que presta esta justa e honrosa homenagem ao nobre e querido amigo JOSUE FILHO, e eu particularmente, quero nesse momento, em nome do Ministério Publico de Contas, oferecer nossas sinceras homenagens e parabenizações, estendendo o tapete vermelho da gratidão, do reconhecimento e do carinho que todos nós temos na sua pessoa, JOSUE CLAUDIO DE SOUZA FILHO.

OBRIGADO PRESIDENTE.