Lei de Acesso é destaque na abertura da 15a. Conferência Internacional Anticorrupção

Em seu discurso de abertura da 15a Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, na sigla em inglês) esta manhã em Brasília, a presidente Dilma Rousseff destacou a aprovação da Lei de Acesso a Informações Públicas como “um orgulho”, uma das iniciativas brasileiras mais importantes no combate à corrupção. “Acreditamos ser uma das leis mais avançadas do mundo”, afirmou Dilma.

A presidente defendeu a expansão da cultura da transparência para o setor financeiro global. Segundo ela, trata-se de uma área com potencial para afetar profundamente a sociedade (referindo-se à crise financeira global iniciada em 2008) e precisa estar aberta ao controle do público.

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, também apontou a Lei de Acesso como grande instrumento do governo federal para combater a corrupção. “O incremento da transparência é o melhor e o principal `antídoto´ contra a corrupção”, disse. Ele enfatizou o ineditismo da obrigatoriedade de divulgação dos salários dos servidores públicos federais e a obtenção de sucessivas anulações de liminares contrárias à divulgação.

Por Marina Iemini Atoji

Fonte: Informação Pública