Nesta quarta-feira (10), o procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça palestrou no terceiro dia do curso ‘Controle e Integridade em Obras de Infraestrutura’, organizado pela Transparência Internacional – Brasil (TI-Brasil), Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP), com o apoio Fundação Moore e Associação Brasileira de Membros de Tribunais de Contas (ATRICON).
Com o tema ‘Obras de infraestrutura e impactos socioambientais: uma conexão necessária’, o procurador Ruy Alencar tece uma análise crítica sobre a falta de atenção em relação aos impactos socioambientais causados pelas grandes obras na Região Amazônica.
Curso
O objetivo do curso é abordar sobre a corrupção nas grandes obras de infraestrutura no Brasil, evidenciando as suas consequências para a sociedade — desde a área ambiental até a social. Com foco em servidores de instituições e órgãos públicos, principalmente órgãos de controle interno e externo, membros de organizações da sociedade civil, jornalistas e ativistas, o curso aborda tópicos relacionados à: práticas mais comuns de corrupção, identificação de práticas ilícitas e lícitas e boas práticas nacionais de transparência.
A programação do curso se iniciou no último dia 08 e finaliza no dia 12 deste mês. Membros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU) também irão ministrar o curso durante o período.
Fernando Lopes – Estagiário de Comunicação