AGEMAN e Águas de Manaus apresentam plano de esgotamento sanitário ao MPC-AM

Procurador Ruy Marcelo Alencar de Mendonça e representantes da AGEMAN e Águas de Manaus durante o encontro no MPC-AM

Na manhã desta terça (28/11), atendendo a convite do procurador de contas Ruy Marcelo, titular da coordenadoria do meio ambiente, reuniram-se, em visita institucional ‘a sede do MP de Contas do AM, os representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da empresa AEGEA, concessionária águas de Manaus, tendo em pauta a apresentação do projeto “Trata bem Manaus”.

O “Trata bem Manaus” é o plano que objetiva traçar cronograma das obras, serviços e investimentos, para viabilizar, de forma gradativa, a expansão e universalização da rede de coleta e tratamento de esgotos em Manaus, pela concessionária, até o ano de 2033 (para atender 90% da cidade).

A capital amazonense apresenta índices preocupantes de saneamento básico. É o que aponta estudos de 2023 do Instituto Trata Brasil, segundo o qual apenas 26% da cidade de Manaus possui cobertura de tratamento de esgoto sanitário, o que a coloca entre as piores cidades do Brasil neste parâmetro de desenvolvimento social.

Em decorrência deste problema, a Coordenadoria de Meio Ambiente do MPC, de responsabilidade de Ruy Marcelo, vem monitorando o trabalho dos atores atualmente responsáveis pelo projeto, para que sejam honradas, efetivamente, as metas pactuadas na concessão do serviço público, que foi assumida pelo grupo AEGEA em 2018.

Neste encontro, a AGEMAN estava representada por seu diretor-presidente, Elson Andrade, pela diretora de Concessões, Obras e Saneamento, Suzy Lima Tavares, e pela assessora jurídica Mônica Damacena; o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, e equipe, estiveram presentes em nome da concessionária AEGEA.

O Procurador de Contas Ruy Marcelo agradeceu a visita e externou votos de êxito nesse novo planejamento, a fim de que, concretizado, possa, realmente, reverter o déficit de esgotamento sanitário na capital amazonense, em prol da sadia qualidade de vida das presentes e futuras gerações. Na ocasião, as partes ajustaram, na sequência, a apresentação do projeto executivo do plano diretor de esgotos que subsidia o “Trata Bem Manaus”.

Confira o mapa do avanço da rede de esgoto tratado em Manaus, de acordo com a concessionária Águas de Manaus.

Avanço do esgotamento sanitário 2022
Avanço do esgotamento sanitário 2023-2027