Procuradores do MPC participam da cerimônia de posse da nova diretoria do TCE-AM

Roberto Krichanã, Elizângela Marinho, Yara Lins, Fernanda Cantanhede e Elissandra Freire

Na manhã desta sexta-feira (01), no Teatro Amazonas, foi realizada a cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2024-2025. Dando início ao seu segundo mandato à frente da Corte de Contas, a conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos foi empossada como presidente do TCE-AM juntamente com os conselheiros Luis Fabian Barbosa, Josué Cláudio, Júlio Pinheiro e Mario Manoel de Mello, no cargos de vice-presidente, corregedor-geral, coordenador da Escola de Contas Públicas (ECP) e ouvidor-geral, respectivamente.

Representando o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), a procuradora-geral, Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça, compôs a mesa central de autoridades. Durante sua fala, a chefe do parquet parabenizou a Gestão do Conselheiro Érico Desterro e agradeceu a parceria institucional entre o MPC e o TCE durante a gestão 2022-2023:

“O MPC, conselheiro Érico Desterro, agradece a sua demonstração de grande espírito público pelo fortalecimento em nossa atuação através do atendimento de nossas demandas que pugnaram por melhorias nas nossas condições de trabalho objetivando o incremento da prestação de serviços inerentes a nossa missão constitucional de fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Tal apoio demonstra a visão de quem respeita a população e o erário”, enfatizou a procuradora-geral.

Além disso, Fernanda Cantanhede destacou a capacitação do novo corpo diretivo e salientou a importância de mulheres em cargos de liderança. “Não posso deixar de mencionar que pela primeira vez na história do Tribunal de Contas amazonense haverá no comando, pela presidente Yara Lins, uma mulher e ao lado o Ministério Público de Contas chefiado por uma procuradora-geral”.

A solenidade também contou com a presença da subprocuradora-geral, Elissandra Monteiro Freire Alvares, e dos procuradores de Contas Elizângela Lima Costa Marinho, Evelyn Freire de Carvalho, João Barroso de Souza, Roberto Cavalcanti Krichanã da Silva e Ruy Marcelo Alencar de Mendonça.

Fernando Lopes – Estagiário de Comunicação