Coordenadoria de Meio Ambiente representa MPC em uma série de atividades

A Coordenadoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), por meio do procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, participou de uma sequência de eventos em razão do Dia Mundial da Água.

Na última quinta-feira (21), o procurador Ruy Marcelo foi o entrevistado do programa de rádio do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) “Falando de Contas”, onde comentou sobre o seminário “Igarapés de Manaus”, realizado pelo MPC, TCE e Escola de Contas, além de outras atuações da Coordenadoria de Meio Ambiente do Parquet.

Na sexta-feira (22), Ruy Marcelo participou do Seminário Internacional de Monitoramento da Qualidade das Águas da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e visitou o barco laboratório de monitoramento das águas da UEA, IPAAM e SEMA.

Ontem (25), o procurador Ruy Marcelo recebeu nas dependências do MPC a visita de dirigentes do Instituto Sumaúma. Os representantes do Instituto Sumaúma apresentaram uma denúncia de abandono do Parque Estadual Sumaúma, localizado no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, gerenciado pela SEMA, a quem já foi expedido ofício requisitório de informações.

Além disso, a Coordenadoria de Meio Ambiente expediu uma série de recomendações aos prefeitos no período. A primeira recomendação circular é no sentido do planejamento para implantação de logística e contratações sustentáveis na Administração Pública.

A segunda série é de recomendações aos prefeitos de formulação de planos e medidas de mitigação de impactos e prevenção ao risco apurado de uma nova estiagem severa no Amazonas no segundo semestre deste ano afetando os rios amazônicos e principalmente a população interiorana e ribeirinha.

Lendel Oliveira – Estagiário de Comunicação