MPC e TCE/AM participam da apresentação do Programa de transparência dos Municípios do Estado do Amazonas

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Amazonas, Carlos Alberto Souza de Almeida, e o Auditor do Tribunal de Contas do Estado, Alipio Firmo Filho, participaram nesta quinta-feira (23), na sede da Associação Amazonense de Municípios, da apresentação do Programa de Transparência dos Municípios do Estado do Amazonas.

Para o Procurador-Geral do MPC/AM, iniciativas como essa são de fundamental importância, pois demonstram o interesse dos gestores públicos em cumprir a Lei e, com isso, garantir ao cidadão, o acesso às informações públicas fortalecendo assim a democracia.

“Essa proposta é inovadora, é o primeiro passo para acabar com a cultura do segredo e passar para a cultura do acesso total”, disse Carlos Alberto.

Já o Auditor Alipio Firmo, informou que o Tribunal de Contas está sempre disposto a orientar seus jurisdicionados no que for preciso e que ele sempre estará disposto a colaborar.

“A Associação Amazonense de Municípios conseguiu mobilizar grande parte das prefeituras do Amazonas, fato inédito na região Norte”, completou o auditor.

Os representantes da AAM afirmam que é importante destacar que o referido programa aproximará não só os gestores municipais, mas também os órgãos de controle interno e externo, bem como os cidadãos das boas práticas de gestão pública e dará acesso a todos às informações que são de caráter público e de interesse da cidadania.