TCE-AM promove encontro de Gestão de Pessoas

Com a participação de órgãos dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo do Estado, o Tribunal de Contas do Amazonas realiza na próxima semana, entre os dias 2, 3 e 4 de outubro, no Tropical Hotel Manaus, o 2º Encontro Regional de Gestão de Pessoas do Setor Público e, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o 13º Congresso Amazônico de Gestão de Pessoas.
A previsão é que 800 representantes de instituições participem das discussões do tema, que englobam a valorização, o aperfeiçoamento e a formação dos servidores públicos dentro dos respectivos órgãos. O governador do Estado, Omar Aziz, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, e demais autoridades deverão estar na abertura do evento.
Os dois eventos acontecerão paralelamente no salão Solimões do Tropical Hotel. Além das palestras de várias autoridades da área de gestão de pessoas — como o antropólogo PhD e escritor Roberto DaMatta; o diretor da Universidade de Columbia (EUA), Marcos Troyjo; e o coordenador de MBA da FGV, Marly Vidal —, os encontros terão exposição de 50 stands com as experiências positivas na área da Prefeitura de Manaus, governo do Estado, do TCE-AM, entre outros.
No evento, o TCE-AM vai premiar com troféus os órgãos parceiros dos três poderes que foram parceiros do evento, da preparação à realização. A entrega acontecerá no dia 16 de outubro, durante a programação de aniversário do TCE-AM, com a presença de dezenas de autoridades.
A chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do TCE-AM, Merisa Mendes, explicou que o objetivo do encontro é fomentar as boas práticas junto aos servidores públicos. “A ideia é melhorar a área de gestão pública por meio da profissionalização e especialização dos servidores, desenvolvendo, assim, a base dos órgãos para o melhor desempenho do órgão junto a sociedade”, comentou, ao enfatizar que o TCE não se preocupa somente com a fiscalização ou punição ao gestor, mas com aqueles "que fazem o meio-de-campo" das repartições.
Para Merisa Mendes, a troca de experiências entre os órgãos é importante para fortalecer o serviço público de um modo geral. “A Sead (Secretaria de Estado de Administração) e a Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi) têm um ótimo trabalho de valorização e motivação dos servidores, que precisam ser compartilhadas. As boas práticas serão motivadas e trocadas entre os órgãos nestes três dias de encontro”, acrescentou.
Ao comentar sobre o número de participantes do evento, o presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro, avaliou que a procura dos órgãos representa o interesse coletivo de aperfeiçoar a administração pública. "É um bom sinal. A profissionalização do servidor é um caminho positivo para melhorar a prestação de serviços", finalizou.

Fonte: Site TCE/AM