Encerramento da semana comemorativa teve palestras, entrega de certificados e solenidade de posse

No ultimo dia de comemorações dos 63 anos do Tribunal de Contas do Estado, o tema foi “O caminho para uma sociedade melhor, para educação e o compromisso com o ambiente em que se vive”.
O Conselheiro Julio Pinheiro elegeu o tema “Meio Ambiente”, por entender que ele é extremamente importante para toda a sociedade em vários aspectos. E mais, antes de ser uma questão ambiental é uma questão de saúde pública e econômica das mais importantes, relacionada com a nossa vida no presente e no futuro.
A palestra ministrada pelo engenheiro mecânico da Unicamp, Sérgio Augusto Lucke, abordou o “Processamento Sustentável do Resíduo Sólido Urbano”. A palestra tratou dos desafios da gestão integrada de resíduos sólidos, apontando problemas e soluções na gestão dos resíduos. A Lei 12.305/2010 é categórica: até 2014 todas as cidades no Brasil terão que eliminar os lixões, apresentar planos de gestão integrada de resíduos até agosto de 2013, aumentar a taxa de reciclagem e incluir os catadores no processo.
O Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Érico Desterro, deu posse aos aprovados no concurso do TCE e fez um registro: “O Tribunal de Contas é um órgão de controle, um órgão de fiscalização, então tem que ser um órgão de exemplo. Não há um servidor que esteja aqui dentro de forma ilegítima, de forma inconstitucional”. O presidente parabenizou a todos os aprovados, desejando que sejam bem recebidos por todos da casa.
Por fim, houve a apresentação cultural da orquestra de cordas da UEA, a entrega de certificados aos alunos concludentes da 1ª Turma de Pós-Graduação do TCE, com Especialização em Gestão Pública.