TCU reúne mais de 250 gestores do Estado no TCE

O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizaram no último dia 19 (terça-feira), em Manaus, o encontro “Diálogo Público – Para Melhoria da Governança”, voltado para os gestores públicos federais, estaduais e municipais (prefeitos, secretários e etc.). O evento reuniu mais de 300 pessoas.

O encontro teve as presenças do presidente do TCU, Augusto Nardes; do vice-governador José Melo; do prefeito de Manaus Arthur Neto, e demais autoridades, além do presidente do TCE, Érico Desterro, conselheiros, auditores e procuradores de contas.

O Diálogo Público, que foi realizado no auditório do TCE-AM, teve a finalidade pedagógica de auxiliar gestores a adotar medidas que evitassem — já na origem — falhas que se repetem anualmente nas administrações, como sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular e falta de projetos básico ou executivo, entre outros.

Em oito horas seguidas de debate foram apresentados conceitos de governança para o aprimoramento da gestão e temas como licitações e contratos, convênios, controle interno e aspectos gerais da gestão previdenciária. Entre os palestrantes estiveram o auditor do TCU, Salvatore Palumbo, o 1º diretor da Secretaria de Controle Externo do TCU, Alexandre Barreto e o advogado Rodrigo Piroti, especializado no Sistema de Controle Interno e instrumentos de consenso.

Release TCE: Clique Aqui

Fonte: Elvis Chaves