Em entrevista, procurador-geral do MPC/AM faz balanço sobre lei da transparência

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas, Carlos Alberto Souza de Almeida, foi entrevistado na manhã desta terça-feira (3), no jornal Bom dia Amazônia – da TV Amazonas, e falou sobre a implementação da lei da transparência na capital e interior do estado.
Segundo Carlos Alberto, as dificuldades para executar todo processo são enfrentadas por todos os gestores públicos. "Disponibilizar todos os gastos públicos em tempo real envolve muita tecnologia e mão de obra bem treinada, e isso leva tempo para ser finalizado", afirmou o procurador.
De acordo com o procurador-geral, o MPC/AM vem fiscalizando todos os órgãos públicos nessa questão e a maioria está conseguindo cumprir o que a lei determina.
Outro ponto destacado, durante a entrevista, foi a questão da fiscalização do setor público. Para ele, o melhor fiscal do gasto do dinheiro público é o próprio cidadão. “Cada pessoa pode e deve ser um fiscal dos recursos públicos, basta observar se o gestor público está gastando o dinheiro naquilo que ele se propôs a fazer. Caso isso não esteja acontecendo, ele pode denunciar para o Ministério Público de Contas, usando os vários meios de comunicação  existentes como telefone, internet, e-mail e carta”, finalizou o chefe do MPC/AM .