Escolha do novo Presidente do TCE/AM

Os conselheiros Ari Moutinho da Costa Júnior, 43 anos, e Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos, 58 anos, foram eleitos, na manhã desta quarta-feira (15), por unanimidade, para comandar o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas no próximo biênio (2016-2017). O posse do novo presidente e vice-presidente do TCE-AM, respectivamente, acontecerá no dia 22 de dezembro.

Na mesma sessão, o colegiado elegeu o conselheiro Júlio Pinheiro para a Corregedoria-Geral do TCE e o conselheiro Júlio Cabral para a Ouvidoria-Geral. O conselheiro Josué Filho — que deixa a presidência no próximo mês — foi eleito também, por unanimidade, para a coordenação-geral da Escola de Contas Públicas do TCE para os próximos 2 anos, no lugar do conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva.

Após a votação direta, os conselheiros ressaltaram a conduta sempre equilibrada do conselheiro Ari Moutinho, que é hoje o presidente mais jovem de uma corte de Contas no país, e desejaram uma boa gestão. “Nós sabemos da capacidade técnica de vossa cabeça. Com a sua jovialidade, vossa excelência deverá fazer uma ótima gestão. Coloco-me à disposição para ajudar no que for preciso. Não tenho dúvida da ótima condução desta casa tanto por parte do conselheiro Ari (Moutinho) quanto da conselheira Yara (Lins)”, afirmou o conselheiro-decano, Júlio Cabral.

Ao parabenizar o presidente eleito, o conselheiro-presidente do TCE, Josué Filho, pediu proteção de Deus para a administração de Ari Moutinho Júnior e Yara Lins e o orientou a manter sempre a harmonia no lar para que ela ajude na boa condução da Corte de Contas, com os seus mais de 700 servidores. Josué ressaltou ainda que o TCE é um órgão pedagógico, transparente, acessível, grande e financeiramente organizado, o qual funciona como uma máquina. “Os ventos não serão favoráveis no início de gestão, por conta da crise econômica, mas tenho a convicção de que o barco será bem navegado”, afirmou.

 

 

Texto: Elvis Chaves / Fotos: Cláudia Jathay e Janailton Falcão