Procuradores de contas se reúnem com promotores para formar grupo de trabalho de combate a improbidade administrativa no AM

O objetivo é que em agosto deste ano seja firmado um Termo de Cooperação Interinstitucional entre os dois órgãos para formação de câmaras, grupos ou de uma rede de fiscalização no Estado

Manaus –  Procuradores de contas se reuniram nesta quinta-feira (28) com a coordenadora das Promotorias Especializadas do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), procuradora de Justiça Maria José Silva de Aquino, e com os promotores de Justiça das Promotorias de Educação, Saúde e Patrimônio Público do MP-AM para estreitar os laços institucionais e formar um grupo de trabalho voltado ao controle e fiscalização da aplicação dos recursos públicos no Amazonas.

O objetivo é que em agosto deste ano seja firmado um Termo de Cooperação Interinstitucional para formação de força-tarefa, câmaras, grupos e redes de fiscalização temáticas para atuação no Estado.

A reunião foi realizada na sede do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), com a presença do Procurador-Geral do MPC, Carlos Alberto de Souza Almeida, dos procuradores de contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça e Evelyn Freire de Carvalho, e dos promotores de Justiça Claudia Raposo Coelho, Neide Trindade, Edilson Queiroz Martins, Antônio José Mancilha e Wandete de Oliveira Netto.

“O encontro teve como objetivo estreitar os laços e amadurecer estratégias de atuação conjunta no reforço ao combate à corrupção, à fiscalização da destinação dos recursos públicos e à condenação efetiva dos gestores que cometem irregularidades”, disse o procurador-geral Carlos Alberto de Souza Almeida.

De acordo com o procurador de contas responsável pela Coordenadoria de Meio Ambiente e Saúde, Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, a intenção é conjugar o maior volume possível de esforços para combater em parceria a má gestão dos recursos públicos.

“Pretendemos conjugar todos os instrumentos de que dispõem as instituições (MPC e MP-AM) para intensificar o combate da má gestão e a improbidade administrativa junto ao TCE e ao Poder Judiciário”, disse o procurador.

O promotor Edilson Queiroz Martins, ressaltou a importância do relacionamento institucional entre os Ministérios Públicos e disse que estar em contato com o MPC é “essencial para a troca de informações e combate à improbidade”. “Temos de ter um canal mais próximo do Ministério Público de Contas e traçar pontos de aproximação entre os dois órgãos de modo que nós tenhamos mais trabalhos em conjunto”, disse.

Assessoria de Comunicação do MPC-AM