Procuradores se reúnem com secretário municipal de Finanças para conhecer novo Portal da Transparência de Manaus

Shares
Procuradores de contas se reúnem com secretário municipal de Finanças

Na reunião, realizada na sede do MPC-AM, o secretário de finanças do município apresentou aos procuradores o Portal da Transparência do Executivo e o funcionamento do sistema de controle interno adotado pela prefeitura

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Carlos Alberto Souza de Almeida, e a procuradora de contas Evelyn Freire de Carvalho, se reuniram, nesta quarta-feira (16/11), com o secretário municipal de Finanças, Ulisses Tapajós, para conhecer o sistema de controle interno da Prefeitura de Manaus.

Na reunião, realizada na sede do MPC-AM, o secretário apresentou aos procuradores o Portal da Transparência do Executivo municipal e o funcionamento do sistema de controle interno adotado pela prefeitura.

“Precisamos de didatismo e assertividade no nosso Portal da Transparência para que a população tenha acesso à informação. Todo esse trabalho começou por intermédio do Ministério Público de Contas e nossa intenção é que, até 31 de dezembro deste ano, tudo que aconteça na prefeitura esteja disponível no portal (da Transparência)”, disse o secretário.

De acordo com o procurador-geral do MPC, Carlos Alberto Souza de Almeida, a prefeitura apresentou as medidas que vem adotando para cumprimento das Leis da Transparência (Lei Complementar 131/09) e Acesso à Informação (Lei 12.527/11), mas ainda há uma série de ações a serem realizadas.

“A transparência e o acesso à informação são matérias para execução do Executivo, regulamentadas por decreto. A regulamentação é meramente administrativa porque as leis já são sucintas”, disse o procurador-geral do MPC.

A Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) devem firmar um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), que ainda está tramitando no tribunal para deliberação do Pleno, para organização do sistema de controle interno do Executivo.

A procuradora de contas Evelyn Freire de Carvalho, que é a responsável pela Coordenadoria de Transparência Orçamentária, Acesso à Informação e Controle Interno, disse que pretende atuar em conjunto com técnicos da prefeitura para elaboração de um plano de ação para, entre outros, que o controle interno do Executivo assuma as funções da Corregedoria e da Ouvidoria da Prefeitura de Manaus.

“Há uma boa vontade do gestor em fazer dar certo. Quando há consensualidade, há boa vontade. Verificarei o TAG que foi proposto para verificar a possibilidade de incluir um item que garanta que a cada três meses que a prefeitura encaminhe ao tribunal ou ao MPC um relatório das ações executadas no âmbito da transparência e controle interno. Isso nos permitirá uma otimização no acompanhamento e na proposição de medidas saneadoras”, disse a procuradora Evelyn Freire de Carvalho. 

Assessoria de comunicação do MPC-AM.

Shares

Procurar no Site

COORDENADORIAS

Entenda melhor a função das coordenadorias e qual Procurador de Contas é responsável por cada uma delas.

GALERIA DE FOTOS

Confira os registros do MPC em sessões do pleno, palestras, congressos, simpósios e demais eventos.

LOCALIZAÇÃO