Prefeitura Manaus inaugura serviço de prevenção e rastreamento ao câncer, em resposta a ‘Procedimento Preparatório’ do MPC, MPAM e DPE-AM

A Prefeitura de Manaus inaugurou o serviço de apoio ao diagnóstico do câncer, na policlínica Djalma Batista, bairro Compensa, zona Oeste, e na policlínica Castelo Branco, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. A iniciativa é para proporcionar meios para melhor cuidado à saúde da mulher com reforço na criação dos Serviços Municipais de Diagnóstico de Mama (SDM). O serviço vai oferecer biópsia para os casos suspeitos de câncer de mama.

Em caso de sinais de suspeitas em mamografia de rastreamento ou diagnóstica, o profissional de saúde vai encaminhar a usuária, via Sistema de Regulação (Sisreg), para a realização de biópsia em unidade de saúde que integre os SDM, de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

As alterações benignas serão encaminhadas ao Instituto da Mulher Dona Lindu para intervenção cirúrgica. As biópsias, em casos de malignidade, vão ser direcionados à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon).
No mesmo sentido, nesta semana, a Administração Estadual anunciou a criação de semelhante serviço na policlínica Gilberto Mestrinho.

As novas unidades vem em resposta à constatação dos órgãos de controle da necessidade da ampliação e descentralização dos serviços oferecidos pela Fcecon, no tocante ao reforço ao serviço de rastreamento e ao diagnóstico precoce do SUS, especialmente, do câncer de mama e de colo de útero em vista de estatística alarmante de casos.

Em setembro de 2021, subscrito pelo procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, o MPC-AM instaurou ‘Procedimento Preparatório’ – nº 02/2021 – com objetivo de apurar responsabilidade de agentes da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação Centro de Controle e Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) pela falta de assistência adequada a pacientes oncológicos.