Conselheiros da Corte de Contas do Amazonas são empossados em diretorias de órgão de inteligência dos Tribunais de Contas (TCs)

Na tarde de ontem (22), no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, os conselheiros Érico Desterro, Mário de Mello e Júlio Pinheiro foram empossados na diretoria do Instituto Ruy Barbosa (IRB). A solenidade aconteceu de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do órgão.

O evento contou com a presença do conselheiro-ouvidor Josué Claudio, que compareceu para prestigiar a posse dos colegas da Corte de Contas na direção do IRB.

Na nova direção do IRB, o conselheiro-presidente Érico Desterro passa a integrar o ‘Comitê Técnico de Governança dos TCs’ e o conselheiro Júlio Pinheiro, o ‘Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade’. Já o conselheiro Mario de Mello, é o novo vice-presidente de ‘Desenvolvimento Institucional’.

Eleito para comandar o IRB, no biênio 2022-2023, o conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE) destacou, entre as metas prioritárias de sua gestão, a criação de um núcleo de estudos avançados. “Discutir os grandes temas nacionais será um imperativo. Reforçaremos, também, a interação com atores relevantes da ciência nacional e internacional.”, ressaltou.

Na ocasião, o presidente empossado, conselheiro Edilberto Pontes, registrou o trabalho dos presidentes e diretores que o antecederam. “Sou testemunha da dedicação, dinamismo e comprometimento com que se pautaram, muitas vezes com sacrifícios pessoais. Suceder Ivan Bonilha é uma grande honra. Agradeço a confiança dos presidentes que referendaram meu nome. Todos sabem que o presidente tem a função de coordenação, mas o trabalho é coletivo. Acredito muito no poder da cooperação. O IRB só é relevante pois tem o apoio dos 33 Tribunais de Contas. Trabalhar próximo aos Tribunais e suas escolas de contas é um dos pilares do sucesso do Instituto. Registro o excepcional apoio do TCE Ceará, que será subsede do IRB, e agradeço em nome do presidente Valdomiro Távora. Essa parceria é fundamental,” afirmou.

Durante a solenidade, tomaram posse as novas diretorias da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), onde o conselheiro Mário de Mello foi empossado como titular do Conselho Fiscal.

A solenidade de posse da Atricon foi antecedida de uma reunião de transição das diretorias, pelo horário da manhã. Na oportunidade, foram aprovados os planos de ação e de gestão a serem desenvolvidos nos próximos cem dias. O planejamento prevê a entrega de 22 projetos até maio de 2022.

Fonte: https://atricon.org.br/atricon-realiza-reuniao-de-transicao-das-diretorias/