Na tarde de ontem (22), no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, os conselheiros Érico Desterro, Mário de Mello e Júlio Pinheiro foram empossados na diretoria do Instituto Ruy Barbosa (IRB). A solenidade aconteceu de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do órgão.
O evento contou com a presença do conselheiro-ouvidor Josué Claudio, que compareceu para prestigiar a posse dos colegas da Corte de Contas na direção do IRB.
Na nova direção do IRB, o conselheiro-presidente Érico Desterro passa a integrar o ‘Comitê Técnico de Governança dos TCs’ e o conselheiro Júlio Pinheiro, o ‘Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade’. Já o conselheiro Mario de Mello, é o novo vice-presidente de ‘Desenvolvimento Institucional’.
Eleito para comandar o IRB, no biênio 2022-2023, o conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE) destacou, entre as metas prioritárias de sua gestão, a criação de um núcleo de estudos avançados. “Discutir os grandes temas nacionais será um imperativo. Reforçaremos, também, a interação com atores relevantes da ciência nacional e internacional.”, ressaltou.
Na ocasião, o presidente empossado, conselheiro Edilberto Pontes, registrou o trabalho dos presidentes e diretores que o antecederam. “Sou testemunha da dedicação, dinamismo e comprometimento com que se pautaram, muitas vezes com sacrifícios pessoais. Suceder Ivan Bonilha é uma grande honra. Agradeço a confiança dos presidentes que referendaram meu nome. Todos sabem que o presidente tem a função de coordenação, mas o trabalho é coletivo. Acredito muito no poder da cooperação. O IRB só é relevante pois tem o apoio dos 33 Tribunais de Contas. Trabalhar próximo aos Tribunais e suas escolas de contas é um dos pilares do sucesso do Instituto. Registro o excepcional apoio do TCE Ceará, que será subsede do IRB, e agradeço em nome do presidente Valdomiro Távora. Essa parceria é fundamental,” afirmou.
Durante a solenidade, tomaram posse as novas diretorias da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), onde o conselheiro Mário de Mello foi empossado como titular do Conselho Fiscal.
A solenidade de posse da Atricon foi antecedida de uma reunião de transição das diretorias, pelo horário da manhã. Na oportunidade, foram aprovados os planos de ação e de gestão a serem desenvolvidos nos próximos cem dias. O planejamento prevê a entrega de 22 projetos até maio de 2022.
Fonte: https://atricon.org.br/atricon-realiza-reuniao-de-transicao-das-diretorias/