MPC-AM prestigia posse do novo conselheiro Luis Fabian Barbosa

Na manhã desta terça, 5, no auditório do TCE-AM, o procurador-geral João Barroso de Souza, prestigiou a posse do novo conselheiro Luis Fabian Pereira Barbosa. A sua indicação foi aprovada para o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), no dia 30 do último mês, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Luis Fabian é doutor em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Comandou a Secretaria de Estado da Educação e Desporto do Amazonas (Seduc), e exerceu inúmeras funções em instituições públicas e privadas. Tem experiência nas áreas de gestão empresarial, administração pública e consultoria jurídica, bem como no magistério do direito tributário, empresarial, econômico e comunitário.

Na ocasião, João Barroso, em nome do MPC-AM, deu boas-vindas ao conselheiro Luis Fabian Pereira Barbosa. “A cadeira que hora Vossa Excelência toma assento contém ingredientes do mais alto quilate de responsabilidades: a uma, porque outrora fora ocupada pelo grande conselheiro Julio Cabral, cujo trabalho, humanismo e dedicação com louvor de boa parte de sua vida à essa instituição jamais serão esquecidos. A duas, porque Vossa Excelência teve seu nome sabatinado e aprovado pela Assembleia legislativa deste Estado. A responsabilidade se agiganta ainda mais quando se leva em conta todo o arcabouço de responsabilidades que envolvem o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas, na medida em que Vossa Excelência agora passa para o outro lado do balcão, antes fiscalizado agora passa a ser fiscalizador, passando a integrar o Controle Externo da Administração Pública, numa Corte que prima pela celeridade e eficiência da entrega de sua prestação jurisdicional, do aprimoramento intelectual e da correção dos seus integrantes, firmes no princípio da ética e justiça de suas decisões”.

“Não vou me alongar discorrendo acerca do vasto e rico currículo de Vossa Excelência, formado por atributos, qualificações e solida experiência profissional. Vossa Excelência tem muito a contribuir para esta Corte de contas, atingindo as expectativas da sociedade amazonense e mais especificamente dos nossos jurisdicionados. Parabéns conselheiro Luis Fabian”, finalizou o procurador de Contas.

A solenidade de posse, transmitida pelas redes sociais do TCE-AM, presidida pelo conselheiro-presidente Érico Desterro, contou com a presença de procuradores de Contas do MPC-AM, de membros do TCE-AM e autoridades locais, dentre essas o governador Wilson Lima, o prefeito David Almeida e o deputado Roberto Cidade – presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).